TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Em EAD

Exames: Metodologia Em EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

A Educação a Distâncias e seus conceitos

Introdução

O ambiente de aprendizagem cujo objetivo é auxiliar onde os acadêmicos desenvolvem o processo de aprendizagem da linguagem buscando mostrar como a linguagem interfere na aprendizagem demonstrando que o ensino e aprendizagem ocorrem em qualquer contexto educacional na modalidade presencial ou a distância, quando existe a real comunicação entre aluno e docente. Independentemente da modalidade, é necessário que seja criado um ambiente de aprendizagem.

Tendo todo ambiente de aprendizagem teórico favorável e ainda com o desenvolvimento dos meios de comunicação eletrônicos (rádio e televisão) a educação a distância ganha um novo impulso. Melhoraram as possibilidades de transmissão do conhecimento.

Na busca por superar dificuldades no processo avaliativo em EAD, algumas ferramentas estão sendo construídas ou adaptadas de forma a tornar cada vez mais apurado essa etapa do processo ensino-aprendizagem.

A Aprendizagem e a orientação a objetos permitem uma melhor organização do desenvolvimento de materiais de ensino, principalmente no âmbito tecnológico, facilitando também a definição de padrões para a interoperabilidade entre diversos Objetos de Aprendizagem desenvolvidos independentemente.

O Aluno da modalidade EaD deve ter um planejamento de estudos e segui-lo evitando que o conteúdo se acumule. Por estar fora do ambiente presencial de sala de aula, alguns alunos acabam não seguindo seu planejamento de estudo e muitas vezes nem realizando planejamento o que resulta em resultados ruins e muitas vezes frustrações do acadêmico.

Ambiente de aprendizado: Na modalidade EaD o aluno é o responsável pelo ambiente físico de seu aprendizado devendo portanto providenciar um local agradável para realizar seu estudo a distância.

Um dos grandes desafios da educação a distância, nos dias atuais, está ligado ao oferecimento de cursos que utilizem recursos tecnológicos avançados e garantam o auto-aprendizado do aluno a partir da utilização de estratégias pedagógicas bem delineadas e refletidas na melhor maneira de qualificar nossos alunos na EAD.

O Aluno, Seus Desafios e Tecnologias na EAD

Para o estudante EAD existem alguns desafios do estudante: que podem estar ligados a auto-motivação; auto-direcção; autonomia; Independência; organização e gestão do tempo; auto-disciplina e adaptabilidade; abordagem ativa à aprendizagem.

A falta de um agrupamento de pessoas em uma instituição física, construída socialmente e destinada muitas vezes à transmissão de saberes, assim como ocorre no ensino presencial tradicional, faz com que o aluno de EAD não se sinta incluído num sistema educacional. Tem-se, assim, um problema cultural de uma população que não foi preparada para adquirir conhecimento sozinha e, em situações de isolamento social, sente dificuldades que impedem seu progresso desmotivando-a a continuar com os estudos.

Pensar a quantidade de formas de aprendizagem atuais exige atender as diversidades e as individualidades pessoais no contexto da sociedade. Essas são compostas por referenciais sobre competências e habilidades, modos de construção do conhecimento, uso de tecnologias, multiculturalidade e demais teorias que privilegiam ou têm como enfoque o indivíduo e o seu desenvolvimento integral.

Considerado que no âmbito educativo, dispomos das teorias de estilos de aprendizagem que nos possibilitam ampliar o que consideramos como formas de aprender, conforme as competências e habilidades individuais.

No entanto em outras universidades existem algumas vantagens de estudar EAD, que são: permite atender a um público muito maior e mais variado que os cursos tradicionais; pode ser oferecido tanto a uma única pessoa, como a um grupo de pessoas que dele necessitam, sendo totalmente ou parcialmente on-lin, o que permite o uso de várias estratégias; a gestão de tempo flexível e outros.

As desvantagens são: resistência por parte do ser humano à mudança e à aceitação do novo; se não houver equipamento ou se o uso deste for inadequado, pode ocorrer falhas no processo de ensino- aprendizagem; o conteúdo é trabalhado por vários profissionais até chegar ao cliente final “aluno” o que requer maior cuidado.

Pois é importante analisar que a EAD oferece coisas muito interessantes que podem ajudar a romper barreiras tanto democrática, cultural e social. Fazendo com que todos busquem uma maior informação de conhecimento para si próprio.

Entendendo os elementos das tecnologias e suas consequências no âmbito da EAD, percebe-se que a educação sofre essas alterações e, por conseguinte, tenta de alguma maneira adaptar-se ao processo. Essa adaptação requer inovações no contexto teórico e em toda a estrutura didática.

Com isso entende-se que com a evolução das tecnologias de comunicação e informação é possível que as pessoas por motivos profissionais ou outros, estejam impossibilitadas de ter acesso ao ensino presencial e tenham acesso as formas de ensino inovadoras de qualidade à distância, o que pode dificultar o processo de ensino aprendizagem na Educação à Distância.

O ensino à distância é uma das formas de oportunizar aos indivíduos em todos os cantos do mundo o acesso a educação e qualificação pessoal e profissional, todavia ao desenvolver este estudo foi possível diagnosticar pontos falhos nesta relação, tendo em vista que em muitos casos a falta de domínio da tecnologia da informação e das ferramentas da comunicação como a internet, não permitem um ensino realmente produtivo.

Pois os usos dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com