TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASPIRADOR DE PO RECARREGAVEL

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

        

JOAO VITOR DE SOUZA ALVEZ – F20EGG3

LUCAS BARBOSA – N590130

RODRIGO HENRIQUE DE SOUZA – F182FJ3 – EM5P12

VITOR HENRIQUE CRUZ – N54220D6

WESLEY CARDOSO DE FARIA – F337090

ASPIRADOR DE PÓ RECICLAVEL

CAMPINAS

2022

ASPIRADOR DE PO RECARREGAVEL

SOUZA, Rodrigo; SOUZA, João; BARBOSA, Lucas; CRUZ, Vitor; FARIA, Wesley

Orientador: Mauricio

Buscamos com este trabalho mostrar a origem e a conclusão de um protótipo de aspirador de pó recarregável. Onde o grupo buscou utilizar apenas materiais recicláveis que se atende a principal função de um aspirador, aspirando pequenos pedações de papeis (requisito proposto pela instituição de ensino) e outros tipos de materiais. Mostraremos também as dificuldades que o grupo teve, ideias, debates, testes antes de chegar ao protótipo funcional de um aspirador de pó com bateria recarregável. O principal requisito do grupo foi a inovação no protótipo, onde seu  funcionamento seja  simples, de peso  leve , ser portátil e fácil limpeza; a utilização de materiais que podem ser reciclados sem danos ao meio ambiente ou  equipamentos velhos sem seu funcionamento, que no caso foram reciclados pelo grupo para a conclusão do protótipo.

Palavras chaves: Aspirador de pó; Reciclável; Protótipo; Grupo.

INTRODUÇÃO

A princípio o grupo se manteve focado na utilização de ideias e conhecimentos, fornecidos pelas matérias estudadas ao longo do curso. Onde abrangeria cálculos e discussões para a conclusão do protótipo, como por exemplo, a força que o motor teria q ter para conseguir girar a hélice, quanto seria necessário a força de aspiração, o peso no eixo do motor, quantos volts seria necessário para o funcionamento, entre outras discussões. Outro ponto crucial para o desenvolvimento do protótipo foi a necessidade de matérias reciclados, agregando mais conhecimento e saberes nos integrantes do grupo.

OBJETIVO

O protótipo foi desenvolvido com o intuito de mostra ao leitor e ao público a utilização de matérias reciclados. A clareza na ideia do grupo e o funcionamento correto do aspirador de pó foram fundamentais para a realização do projeto. Simplesmente o grupo usou matérias de fácil acesso e reciclagem, com um custo baixo para a produção do protótipo. Seu funcionamento tem origem com uma bateria recarregável  acoplada a uma caixa de som antiga, fixada na parte de trás do aspirador, a sucção do protótipo acontece através da  aspiração por reversão de um motor de dvd antigo, sem uso,  com um filtro fino feito com arame e tecido, com reservatório de pequeno a médio porte para o armazenamento dos componentes, conduite na ponta do aspirador, para a melhor flexibilidade e aspiração do mesmo. Tudo isso em apenas uma garrafa pet de 2L.

DESENVOLVIMENTO

Origem da ideia

O tema principal foi proposto pelos professores, onde teríamos que desenvolver um protótipo de aspirador de pó caseiro, com a utilização de materiais recicláveis onde seu funcionamento deve ser feito com bateria recarregável. O mesmo deve aspirar pequenos pedações de folha A4 e pequenas sujeiras. Com base nas informações fornecidas e requisitos solicitados, buscamos   encontrar a melhor maneira para realizar o projeto.

Mesmo sabendo dos critérios para o protótipo, o grupo se manteve focado em inovar. A princípio buscamos encontrar a melhor maneira para se realizar o trabalho, utilizando apenas matérias recicláveis, sem motores ou algo que necessitasse de energia elétrica, como por exemplo garrafas pet, canos usados, rede de pesca antiga, entre outros. Buscamos encontrar a melhor forma para o funcionamento do aspirador sem interferência externa.

Problemas ao longo do projeto

A ideia central do grupo era a utilização de 100% do protótipo ser realizado com matérias recicláveis. Para a carenagem do aspirador a utilização de garrafa pet, um filtro no seu interior feito com arame e rede de pesca, já sem uso.  Para a aspiração de pequenos componentes a utilização de touca de plástico de natação no fundo da garrafa pet. A princípio o aspirador de pó 100% reciclável foi simples e sem dificuldades, apesar do grupo estar ciente que precisava de mais sofisticação. A montagem do aspirador a princípio era simples, um corte no fundo da garrafa para prender a touca de plástico, o filtro logo em seguida, localizado no interior da garrafa e com a tampa da garrafa livre, para a aspiração dos papeis e demais componentes. Mas encontramos problemas, um deles foi a força que teria que ser feita para a aspiração dos papeis, já que a touca se encontrava muito maleável e necessitava-se de mais elasticidade para o funcionamento. Buscamos resolver o problema, trocando a touca de natação por bexigas já usadas, mas não obtemos sucesso, a bexiga não conseguia aspirar componentes mais pesados e se rompia com facilidade,  e fez novamente o grupo pensar em outros meios para a aspiração completa de papeis picados e componentes de leve e médio peso.  

Melhorias para o protótipo

Já que o tema proposto pela instituição de ensino era a utilização de baterias recarregáveis para a conclusão do protótipo e seu funcionamento, como as ideias anteriores não tiveram sucesso, optamos pela a ideia de um motor simples com hélice acoplada no eixo principal do motor, nada mais do que uma ventoinha de computador. A princípio a ideia era funcional e com custo baixo, já que seria necessário a compra da ventoinha e pilhas recarregáveis para seu funcionamento. A ideia da compra da principal parte de funcionamento do aspirador de pó não satisfez todo o grupo. Já que desde o princípio a ideia seria inovar, sem compra de componentes para a realização do protótipo. Um DVD BLU RAY sem funcionamento foi fornecido para o grupo, para a extração do seu motor, onde se teve a ideia principal de inovação e reciclagem. O motor do DVD fornecido para o grupo necessita de uma carga de 3 a 6 volts para seu funcionamento. A princípio o grupo manteve a ideia de compra de pilhas recarregáveis, já que atenderia as necessidades do motor. O fornecimento de equipamentos antigos, sem utilização foi fundamental para a conclusão do protótipo, onde o grupo foi novamente contemplado pelos pais de um dos integrantes do grupo, onde forneceu uma caixa de som antiga sem funcionamento.  A caixa de som possui uma bateria acoplada no seu interior, recarregável com os demais acessório para sua recarga. A mesma atendia os requisitos para o funcionamento do motor, onde sua carga chega a 3,7 volts. A melhora no filtro também foi fundamental para a aspiração, onde o grupo se atentou para o tecido e seu principal funcionamento, evitar a passagem de sujeira para o motor. Um tecido de peça de roupa feminino, que seria descartado foi utilizado para a realização do filtro, atendendo a ideia central do grupo. A ponta do aspirador foi pensada para melhor estética e fácil aspiração, onde um conduite de fiação elétrica, encontrada em uma obra foi utilizada para melhor funcionamento do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com