TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Adubo Como Alternativa Viável Aos Fertilizantes Inorgânicos

Trabalho Escolar: O Adubo Como Alternativa Viável Aos Fertilizantes Inorgânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa apresenta o adubo como alternativa viável aos fertilizantes inorgânicos

Grupo de Compostagem da Universidade de Burgos realizou testes com irrigação, sequeiro e vinhedo nos últimos anos com bons resultados

CGP/DICYT Os solos agrícolas de parte da província de Burgos são especialmente pobres em matéria orgânica como conseqüência de um uso intensivo, dos baixos insumos orgânicos que recebem e de uma fertilização exclusivamente inorgânica. Neste sentido, a utilização de frações orgânicas de resíduos urbanos e industriais pode representar uma alternativa viável ao uso tradicional de fertilizantes inorgânicos, tanto do ponto de vista econômico, quanto de outros aspectos como a fertilidade do solo. Assim consideram os pesquisadores do Grupo de Compostagem da Universidade de Burgos (Ubucomp), que estudam há vários anos a aplicação dos resíduos orgânicos tratados nas plantas de Aranda de Duero e Abajas em diferentes cultivos interessantes para a província.

No dia 21 de março o grupo Ubucomp e o Consórcio Provincial de Resíduos de Burgos (Conresbur) comemoraram no salão de atos do Real Monastério de San Agustín as Jornadas Agronômicas 2012, sob o título Possibilidades de aplicação de bioresíduos na agricultura de Burgos, em que se apresentaram os resultados de seu trabalho.

Como detalhou a DiCYT Carlos Rad, pesquisador do grupo Ubucomp e organizador das Jornadas com a professora Milagros Navarro, o trabalho nesta linha começou em 2008 através de um convênio com o Consórcio Provincial de Resíduos de Burgos. “A idéia era fomentar o uso agronômico do adubo que está sendo produzido nas duas plantas administradas pelo Consórcio, a de Abajas e de Aranda de Duero”, afirma. Este adubo “tem boas características de nutrientes”, de modo que poderia ser classificado como um adubo tipo B, “que é mais comum, produzido nas plantas de compostagem de lixo mixto e que não tem restrição legal para uso em solo agrícola”.

Após realizar o acordo, o grupo iniciou os primeiros testes com adubo procedente da planta de Aranda de Duero, aplicando-o no cultivos de maior interesse na região. Concretamente, foram realizadas três experiências. “A primeira com irrigação de batata e beterraba, realizada em Santa Cecilia, na comarca de Arlanza; a segunda em vinhedo, em La Aguilera, uma experiência mais complexa na qual utilizou-se também coberturas vegetais para melhorar a gestão da videira; e a terceira em sequeiro, realizada em Ros. Aplicamos o adubo ao cártamo, um cultivo que está começando a ser introduzido e que é bastante semelhante ao girasol quanto a suas exigências. É um cultivo com boa produção de óleo, seu destino principal”, afirma.

Resultados

Sobre os resultados, além das diferenças entre os cultivos, afeta também a variabilidade do próprio terreno e fatores relacionados com a colheita, indica o pesquisador. No entanto, os resultados obtidos são comparáveis com as doses otimizadas de fertilização inorgânica. “O problema talvez seja a concentração de metais pesados, e isso depende muito do tipo de cultivo. Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com