TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE ESSENCIAS NATIVAS DO CERRADO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA, RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, RESERVA LEGAL, MATAS CILIARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DE TAPIRAÍ - MG.

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDOS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE ESSENCIAS NATIVAS DO CERRADO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA, RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, RESERVA LEGAL, MATAS CILIARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DE TAPIRAÍ - MG.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDOS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE ESSENCIAS NATIVAS DO CERRADO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA, RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, RESERVA LEGAL, MATAS CILIARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DE TAPIRAÍ - MG.

Leonardo Henrique Soares Magalhães

ESTUDOS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE ESSENCIAS NATIVAS DO CERRADO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA, RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, RESERVA LEGAL, MATAS CILIARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DE TAPIRAÍ - MG.

Pré-projeto apresentado à Comissão Examinadora do Processo de Seleção do Curso de Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental como requisito básico para candidatura à vaga para turma de 2015.

Bambuí /2014

1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

Na execução de qualquer trabalho de recuperação de áreas degradadas, plantios de proteção de margens de rios, reservatórios e nascentes ou mesmo com fins paisagísticos em cidades, o profissional da área geralmente esbarra no problema da falta de mudas das espécies indicadas e em quantidades adequadas.

A vegetação existente em propriedades rurais e em cidades deve ser analisada através de um inventário completo, obtendo uma noção geral das espécies existentes e que poderão ser usadas para arborização das áreas, garantindo a preservação das espécies nativas (CEMIG, 1984).

A implantação de um viveiro simples, que demanda pouco investimento, é uma forma do profissional ou de uma comunidade produzir suas próprias mudas, a custos reduzidos.

Este projeto contém além de orientações básicas para a implantação de viveiro e produção de mudas de espécies nativas do cerrado e frutíferas, busca também através de estudos e levantamentos, dados que possam contribuir para a escolha de qual espécie se adapta melhor nas áreas levantadas e a partir daí fomentar a produção destas determinadas espécies que contribuirá para recuperação de áreas degradas que são consideradas “hotspot” e com isso melhorar a qualidade de vida das populações presentes e até mesmo possibilitar a reintrodução de outras que um dia ali viveram.

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA OU HIPÓTESE

A produção de mudas florestais, entre as atividades da silvicultura é uma das mais importantes, pois representa o inicio de uma cadeia de operações que visam o estabelecimento de florestas e povoamentos. Desta forma, o sucesso da implantação e da produção florestal estão diretamente relacionados á qualidade das operações de viveiro e do seu produto, que são as mudas.

As atividades que mais destroem a paisagem terrestre se devem ao uso insustentável dos recursos naturais e este se deve ao crescimento populacional excessivo.

Baseando-se em observações, verificou-se que o conhecimento adquirido e as ideias que várias pessoas possuem em relação á conservação e recuperação ambiental, são boas, porém a quantidade de pessoas que realmente agem em prol e, ou que realmente põem em pratica seus conhecimentos a favor da recuperação e da conservação ambiental, são poucas. Acredita-se que realizando um estudo detalhado nas áreas de atuação do projeto, implantando um viveiro que possa fornecer mudas de vegetais gratuitos e trabalhando a educação ambiental junto á população, o lado intelectual das pessoas poderão ser desenvolvidos e a partir daí o meio ambiente físico e biológico poderá ser mantido o mais preservado possível, contribuindo para uma boa qualidade de vida das populações presentes.

Muitas áreas estão desfragmentadas pelas ações antrópicas. Estas áreas são importantes, pois na sua maioria fazem parte de Áreas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente.

SALVADOR (1987), afirma que as matas ciliares, constituídas pelas formações vegetais higrofílas localizadas ao longo dos cursos d’água, são as principais responsáveis pela regularização dos regimes hídricos através dos lençóis freáticos, manutenção da qualidade da água, a estabilidade dos solos marginais evitando os processos erosivos de assoreamento e desenvolvimento da fauna silvestre ribeirinha.

O município possui uma série de carências, sendo uma das principais o aclimatamento devido à destruição daquilo que deveria ser o mais presente na paisagem natural, a vegetação. A falta da vegetação possibilitou a perda de vários animais, algumas minas d’agua, o clima fresco e o ar puro e agradável. O solo está sofrendo com a insolação dos raios ultra- violetas os quais estão, a cada dia mais fortes.

A vegetação é o elemento mais presente na paisagem natural, por meio dela podem ser feitas algumas inferências sobre o tipo de solo que ocupa, visto que pode refletir algumas propriedades do solo, como fertilidade, nível de acidez e umidade (SIQUEIRA, 1989).

Nesta região, há muita falta de informação quanto á homeostase do meio ambiente e, isto é um dos pontos importantes que deve ser mudado para que o lado socioambiental deste trabalho possa realmente ter um bom resultado.

Será realizado um estudo em algumas propriedades rurais e urbanas do município de Tapiraí MG, que servirá como subsídio para a produção de determinadas mudas nativas do cerrado. Com isso acredita-se que a possibilidade de recuperação desta área poderá ocorrer em um tempo relativamente menor. Após feito o estudo e o levantamento de quais espécies vegetais serão utilizadas, será construído um viveiro que proporcionará a germinação, produção, e posteriormente doações destas mudas aos proprietários rurais, moradores da cidade e junto a Prefeitura Municipal recuperar através de arborização as praças no perímetro urbano. As consequências vão desde as diminuições dos impactos ambientais até há melhoria da qualidade de vida das pessoas. Vários moradores terão frutas em certas épocas do ano que não se encontram nem nos melhores varejos. Há vantagem ainda em serem orgânicas e muito mais saudáveis. Outras pessoas terão a educação ambiental absorvida como terapia moral e intelectual ensinando seus filhos a ajudar a reerguer a paisagem destruída de uma forma convivente com nós mesmos.

3. OBJETIVOS GERAIS

Contribuir para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal nas propriedades rurais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com