TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aprendiz Maçom

Por:   •  1/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 5

À G∴D∴G∴A∴D∴U∴

Confederação Maçônica do Brasil – COMAB

Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC

Loja Zezinho Cascaes nº 49

Oriente de Braço do Norte

2ª INSTRUÇÃO APR∴ MAÇ∴

Ir∴ Melvin Jones – Everton Henrique Vieira

Braço do Norte/SC, 03 de maio de 2022.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta segunda instrução é informar aos irmãos o aprendizado de novas alegorias e simbologias que nos eram desconhecidas. O nosso caminho está ainda apenas começando aqui na loja. Sabemos da existência de um Grande Arquiteto, criador do universo.

2. CORPO DO TRABALHO

A segunda instrução nos mostra uma grande verdade, a existência de um ser superior, o grande arquiteto criador de tudo que existiu, existe e existirá.

Sabemos disso, pois somos dotados de inteligência. A maçonaria está aí para nos ensinar a ter progressos e aperfeiçoar a forma de distinguir o bem que devemos sempre fazer do mal que devemos evitar em nós e todos que nos cercam.

Na maçonaria encontramos a mais pura e propícia à formação do caráter do homem tanto do ponto de vista social como individual. O amor ao próximo tem base de todos os princípios de qualquer ensinamento moral.

Em nossa iniciação provamos que somos livres de bons costumes. Ninguém deve viver na escravidão que nossa vida profana muitas vezes nos priva de sermos livres por estar presos a conceitos. Devemos vencer nossas paixões e submeter as nossas vontades, fazendo esse progresso dentro da maçonaria.

Quando fui recebido maçom, estava nem nu e nem vestido, despojado de todos os metais e com os olhos vendados para que ficasse privado de minha visão. Essa privação nos faz lembrar, de não ser vaidoso, sem vício e sem orgulho nenhum. A escuridão nos faz ser totalmente dependente de todas as coisas e isso nos leva a ver que tudo é para alcançar a plenitude moral.

O caminho percorrido dentro da loja entre o Ocidente para o Oriente, do Norte para o Sul. Teve vários obstáculos e muitas dificuldades, parecia que estava no meio de uma tempestade com muitos trovões; após isso um caminho mais tranquilo e ouvindo o tilintar das armas. No caminho para a terceira volta estava tudo muito calmo, suave e no maior silêncio.

A primeira viagem representa o caos, que se acredita ter sido a criação do mundo. Os primeiros anos do homem e da sociedade, onde as paixões dominam.

O ruído das armas na segunda viagem representa à ambição do homem, antes de encontrar o equilíbrio, as lutas onde são forçados a travar e vencer para se colocar dignamente entre seus semelhantes.

Na terceira viagem mostra a tranquilidade o estado de paz, sem obstáculos e com muito silêncio, resultante da ordem e da moderação das paixões quando atinge sua idade moral.

Cada viagem terminou em uma porta onde bati. Elas representam as três disposições necessárias à procura da verdade, sendo: Sinceridade, Coragem e Perseverança.

Em seguida foi nos dada à luz e os raios cintilantes me feriram a vista. Então vi que eram as espadas empunhadas pelos meus irmãos sendo apontadas em minha direção. Essas espadas mostravam que raios significavam a Luz da Verdade, e que ofuscam a visão de quem ainda não está preparado por sólida instrução para recebê-la.

Fomos ligados a Ordem Maçônica por um juramento, e dissemos com nossas palavras que guardaremos esses segredos que nos foram confiados, juramos amar, socorrer e proteger os nossos Amados Irmãos sempre que necessário.

Até o momento não me arrependo dessa obrigação e faria tudo novamente perante a nossa loja se necessário.

Nesta fase de ignorância com muito pouco conhecimento, devemos trilhar para alcançar os objetivos, praticando os ensinamentos de nosso templo.

O avental sempre se deve usar dentro loja, pois ele lembra que o homem nasceu para o trabalho incessante em busca do aperfeiçoamento a humanidade.

Na loja em que trabalhamos tem a forma de um quadrilongo estendendo-se do Oriente ao Ocidente, sua largura é do Norte ao Sul e sua altura é da Terra ao céu e sua profundidade até o centro da Terra.

A loja está coberta pela Abóbada Azul e encontramos estrelas e nuvens, onde o Sol, a Lua e vários outros astros conservam todo esse equilíbrio de atração de uns aos outros.

A sustentação da Abóbada é apoiada por três fortes pilares, sendo eles:

Sabedoria – Venerável Mestre

Força – Irmão 1º vigilante

Beleza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com