TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BARAO DE MAUA

Exames: O BARAO DE MAUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO CRÍTICO

Mauá é um excelente exemplo do que um homem que sonha pode fazer, quando está determinado a enfrentar as intempéries e vicissitudes da vida; quando, a despeito do cenário que lhe cerca, mesmo diante de parcas oportunidades, consegue alcançar seus objetivos. Embora tão pouco estimulado pelo seu País ou sou tentar fazer a diferença e obstinadamente contribuiu pra que ele desse um passo a mais, e que passo, rumo ao progresso e à modernização.

A obra conta a trajetória de um homem, ou melhor, dizendo de um menino que teve uma infância humilde, porém feliz, em uma fazenda e nunca poderia imaginar que futuramente fosse se tornar o primeiro grande empresário do Brasil. Começou a trabalhar muito jovem e desde cedo era notável a sua inteligência, perspicácia para o ramo dos negócios e forte inclinação ao empreendedorismo. Irineu possuía muitos sonhos e idealizava o progresso do Brasil tendo como seguimento o ramo da indústria, apesar de ter começado sua carreira no comércio Ele fez uma viagem de negócios para a Inglaterra e teve a oportunidade de conhecer várias fábricas e assim aguçando mais ainda a sua visão para os negócios. Mauá acreditava que, como o país visitado obteve sucesso com a implantação da industrialização, certamente no Brasil não seria diferente. Ele estava determinado a inserir tal empreendimento no país. Tentou, algumas vezes, apoio financeiro do Imperador, mas infelizmente não obteve êxito, devido ao boicote da elite brasileira que não aceitavam tal desenvolvimento, porque acreditava que Mauá era um oportunista, o que não era verdade, pois ele realmente pretendia transformar o Brasil em um país moderno. O Barão de Mauá contribuiu muito para o desenvolvimento do Brasil e teve algumas realizações profissionais, como podemos citar:- A construção da 1ª Ferrovia do Brasil, Estrela Raiz da Serra;- Uma companhia fluvial na Amazônia;- Um banco com sucursais em 3 países;- Banco do Brasil e Banco Mauá (falido);- Sistema de comunicação de telégrafos;- Várias fábricas pequenas;- Um estaleiro, nominado como Ponta de Areia (RJ);- Trouxe a iluminação para a cidade do Rio de Janeiro.Era um homem que cumpria com êxito total, todos os projetos que se propunha afazer e como consequência do seu esforço e trabalho, obtivera uma incalculável fortuna,causando assim, muita inveja, despeito e uma vasta coleção de inimigos. Pois não aceitavam que um simples caixeiro se transformasse em um homem poderoso e rico, inclusive o próprio Imperador que ainda recebia as más influências do seu pior inimigo, o Visconde de Feitosa e começaram a conspirar contra ele, porque o Imperador se incomodou com essas constantes inovações e feitos de Mauá. Com isso, ficou evidente que o país tinha potencial para ter um grande desenvolvimento e não precisando ficar a mercê do poder imperial. O Barão obteve grandes realizações, entretanto perdeu todas as suas posses. Ao longo de 10 anos, conseguiu se reerguer, pagando suas dívidas e recuperando seu registro de comerciante e conseguiu se tornar novamente um dos homens mais ricos do Brasil.

O mais impressionante da obra foi que o nosso personagem real, começou do nada, trabalhou, lutou, venceu na vida, amargou algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com