TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barao De Maua

Casos: Barao De Maua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Irineu Evangelista de Souza, de origem humilde, nasceu na cidade de Arrio Grande no estado de Rio Grande do Sul. Ainda muito jovem com a morte de seu pai foi morar com seu tio que era capitão da Marinha Mercante no Rio de Janeiro.

Mauá um homem a frente de seu tempo.

Começou a trabalhar com 11 nos de idade como balconista em uma loja de tecidos, mas como era um menino curioso e esperto foi subindo de cargo na loja, logo que, com o passar dos anos foi trabalhar na empresa de Ricardo Carrether, onde aprendeu inglês, contabilidade e como ser um comerciante. Rapidamente com apenas 23 anos já era gerente e logo depois sócio da empresa.

Em 1840 foi para Inglaterra , vendo o avanço que o país tinha teve a ideia de trazer esse alavanco para o Brasil, mas para isso precisa de capital, então em 1846 construiu a Companhia Ponta de Areia no Rio de Janeiro, logo tornou a maior industria do país, contribuindo assim para o progresso contratando vários operários, fabricando caldeiras para maquinas a vapor, investindo em engenhos de açúcar, guindastes, armas e tubos para encanação de água.

A partir deste momento, Irineu se dividiu nas atividades de banqueiro, industrial e político.

Podemos citar abaixo algumas de suas principais realizações:

1850 – Inaugurou o Banco Mauá MacGregor e Cia, tendo varias filiais espalhadas pelas capitais brasileiras e no exterior.

1851 – Fundação da Companhia de Iluminação e Gás do Rio de Janeiro.

1852 – Fundação da Navegação a Vapor do Rio Grande do Sul e do Amazonas.

1854 – Fez um empreendimento da primeira estrada ferroviária brasileira no Rio de Janeiro, recebendo assim o nome de Estrada de Ferro Mauá. No mesmo ano contribuiu com a fase inicial da União e Industria, fazendo também a primeira estrada ladrilhada ligando o trecho entre Petrópolis até Juiz de Fora.

Atuou também na política sendo Deputado Federal pela província do Rio Grande do Sul com mandato de 1856 ate 1874.

No ano de 1854 recebeu o titulo de Barão e em 1874 o de Visconde de Mauá. Um homem considerado liberal era contra o regime escravocrata no país, um abolicionista, apoiou a Guerra do Paraguai enviando recursos financeiros para a defesa de Montevidéu, quando os lideres imperiais estavam intervindo nas questões da Prata nesta cidade, com esses acontecimentos o império não o via mais com bons olhos e com o crescimento da industria brasileira incomodando também a elite escravista e os países concorrentes.

Ações criminosas começaram acontecer contra as suas fábricas, suas transações comercias foram atingidas pela lei que passou a cobrar taxas altíssimas sobre as importações.

Teve que deixar a sua carreira política de lado renunciando o seu mandato para se dedicar aos seus negócios, que estavam indo mal desde a crise bancária de 1864. No ano de 1875 Barão de Mauá sofreu um golpe abrindo falência do seu Banco, além disso, foi obrigado a vender a maior parte de suas empresas aos capitalistas do exterior.

Visto assim, sua carreira de grande empresário e empreendedor foi encerrada doente com diabetes, pagou todas as suas dividas terminando seus dias sem nenhum patrimônio, mas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com