TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASIL ACORDOU

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

DÉBORA DA SILVA MARTINS

O BRASIL ACORDOU NÃO É SÓ POR VINTE CENTAVOS

VITÓRIA

 2013

O Brasil Acordou Não é Só Por vinte Centavos

2013

     

Débora da Silva Martins

VITÓRIA

2013

SUMÁRIO

Conteúdo

O BRASIL ACORDOU NÃO É SÓ POR VINTE CENTAVOS

RESUMO.......................................................................................5 

O BRASIL ACORDOU NÃO É SÓ VINTE CENTAVOS.................................6

   CONCLUSÃO......................................................................................................8

REFERÊCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................9


INTRODUÇÃO

O Brasil acordou pela sua dignidade, em prol de um trabalhador honesto que não mais suporta ser explorado.

Estádios ou hospitais públicos de qualidade, a mídia não pode mais esconder, os brasileiros desligaram a televisão para comparecer às ruas.

Vandalismo ou apenas uma tentativa de serem ouvidos, os pacíficos não são ouvidos, a crueldade da polícia não é relatada. Se vinte centavos não é nada, um ônibus queimado também não é.

O país, conhecido como “o país do samba e futebol”, ignora a Copa para lutar por seus direitos.

O Brasil acordou motivado pelo desejo de justiça, pelo abandono à ignorância e a     recusa de submissão a um governo desvalorizador. Policiais ao invés de ferir aqueles que por nós lutam, juntam-se a eles;Pois se lembrem policiais vocês também fazem parte do povo!

Àqueles que estão em casa sem nada fazerem, criticando os manifestantes, digo-lhes que é o motivo da atualidade brasileira. É por tal egoísmo, pela insensata ideia de pensar apenas em si, que estamos hoje numa revolução por 20 centavos. Se não faz falta à tua casa, erga-se pelo seu vizinho, pela criança que está com fome.

O Brasil acordou para mostrar quem manda neste país. O Brasil acordou minha cara presidenta, e de mal humor.

O BRASIL ACORDOU NÃO É SÓ POR VINTE CENTAVOS

Débora da Silva Martins

RESUMO

Por anos, a população brasileira assistiu e aceitou diversas impunidades e corrupções cometidas pelos membros do Congresso Nacional. Porém, neste ano 2013 milhares de brasileiros de todos os Estados se uniram e fizeram grandes manifestações reivindicando melhorias para o Brasil.

A revolta começou, devido ao acréscimo de R$ 0,20 sobre as passagens dos transportes públicos, mas, como estamos cansados de ouvir não é só pelos vinte centavos, o povo esta clamando por mais investimentos na educação e na saúde, passe livre para os estudantes, por mais punição aos políticos corruptos e algumas mudanças no governo atual.

Toda essa manifestação começou através do movimento chamado Passe Livre, mas ai está á questão não são apenas vinte centavos. No começo até poderia ter sido este o objetivo, mas dentro deste protesto existem milhares de pessoas revogando coisas diferentes. Alguns querem saúde e educação, outros querem transporte publico de qualidade, enfim são inúmeros os motivos, mas todos tem um único objetivo em comum, todos querem ver o Brasil mudar para melhor afinal somos um Pais democrático de Direitos.

Pois muitas pessoas aproveitaram a atenção que a grande “mídia” estava dando ao movimento e foi às ruas pedir por outras causas, como por proteção aos animais, melhorias nas estradas, melhorias nos hospitais públicos, mais educação, contra preconceitos, por mais segurança e menos impunidade, e também por acessibilidade entre várias outras reivindicações.

Temos total direito protestar contra o que não achamos correto, contudo estamos assegurados pela constituição federativa do Brasil Artigo 5° XVI que diz que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

O BRASIL ACORDOU NÃO E SÓ POR VINTE CENTAVOS

Aproveitando as manifestações que ocorrem pelo país, e até no exterior, é a hora exata para se falar em reforma tributária. No Brasil, se perguntarmos ao cidadão comum quantos e quais tributos ele paga, certamente se lembrará dos mais evidentes, os do cotidiano, mas e os demais que nos cobram sem que saibamos, pois não são transparentes e oneram demais o nosso bolso Se perguntarmos quais são, as respostas serão:

 “[...] Pago o Imposto de Renda e o INSS, que já vêm descontados em folha  Ou pago também o IPVA do carro e o IPTU da casa. Ou sou isento do Imposto de Renda e não pago nada.” 

As respostas acima, apesar de conterem verdade, são apenas parcialmente acertadas. Em qualquer compra de supermercado pagamos, indiretamente, o ICMS, o PIS e a Cofins, que vêm embutidos no preço. Alguns produtos, como bebidas, têm ainda carga tributária repassada do IPI. 

Quando se pagam serviços, o prestador repassa o ISS devido, o PIS, Cofins, o INSS (sobre a folha de pagamento ou honorários) e taxas de fiscalização sobre sua profissão. O médico paga ao CRM para exercer a profissão, assim como o advogado paga para a OAB. O prestador de serviços, ao adquirir produtos para executar seu trabalho, acaba pagando (indiretamente, no preço) ICMS, PIS, Cofins, IPI, etc. sobre os materiais, e repassa tais custos ao consumidor, pois ninguém banca nada a alguém. O absurdo é que os tributos e tarifas públicas incidem cumulativamente, ou seja, comparecem várias vezes sobre determinado produto ou serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com