TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASIL CONSEGUIRÁ ATINGIR ATÉ 2015 TOAS AS METAS ESTABELECIDAS PELOS OBJETIVOS DO MILÊNIO

Tese: O BRASIL CONSEGUIRÁ ATINGIR ATÉ 2015 TOAS AS METAS ESTABELECIDAS PELOS OBJETIVOS DO MILÊNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

O BRASIL CONSEGUIRÁ ATINGIR ATÉ 2015 TOAS AS METAS ESTABELECIDAS PELOS OBJETIVOS DO MILÊNIO?

Segundo dados apurados, em minha opinião, o Brasil sim irá conseguir atingir todas as metas estabelecidas pelos objetivos do milênio, ou seja, acabar com a fome e a miséria, fornecer educação básica de qualidade para todos, possibilitar a igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parceria mundial para o Desenvolvimento.

Digo isso porque nosso país já reduziu à metade e antecipadamente o número de pessoas vivendo em extrema pobreza através, principalmente, de programas sociais como o Fome Zero. A meta inicial era de, até 2015, reduzir a pobreza à metade do nível de 1990. Em 2005, a meta foi voluntariamente ampliada: a redução deveria atingir um quarto do nível de 1990. Esse resultado foi alcançado em 2007 e superado em 2008. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado. O desafio agora é com relação à qualidade de ensino e manter a frequência deles na escola. No caso das mulheres, apesar de ainda receberem menos do que homens, elas já estudando mais que os homens, quebrando uma barreira cultural imensa a ser mudada no Brasil.

A mortalidade na infância, segundo o ministério da saúde deve ser atingido já em 2012 sendo que ele já reduziu de 47,1 óbitos no ano 1990, para 19 no ano 2008 sendo que a meta estabelecida para o milênio é de 17,9 óbitos por mil. A saúde materna é tratada desde planejamento da gravidez, buscando-se a diminuição de gravidez precoce, por meios de campanhas de conscientização e treinamento dos profissionais empregados na área. No combate ao HIV, o Brasil é referência mundial, foi o primeiro país em desenvolvimento ao tratamento. Entretanto, alguns avanços foram realizados por esses mesmos países, como as campanhas de prevenção da doença que contribuíram para diminuir, um pouco, a taxa de infecção em certas camadas da população. As taxas de infecção por malária diminuíram em todo mundo, em especial no continente africano. O número de infectados por tuberculose continua a crescer cerca de 1% ao ano. A situação da África sub-sahariana piorou nos últimos anos com relação à tuberculose, contribuindo, de forma decisiva, para o crescimento do número de infectados pela doença no mundo.

Ainda se observa uma grande taxa de depredação das florestas, porém o ritmo vem diminuindo. O uso de substâncias que deterioram a camada de ozônio diminuiu nos últimos anos em praticamente todas as regiões do mundo. O uso de energia tem sido mais eficiente em todo o planeta, porém a taxa de emissão de gás carbônico continua a crescer, mesmo com a diminuição da emissão do mesmo em algumas regiões. A poluição gerada pelos países desenvolvidos continua a ser maior que dos países em desenvolvimento. As populações do mundo têm mais acesso ao saneamento básico atualmente. Porém, se levarmos em conta as taxas atuais e as projetarmos adiante até o ano de 2015, não será possível atingir a meta, segundo o Relatório. Metade da população dos países em desenvolvimento não tem acesso ao saneamento básico. Cerca de 80% da população mundial tem acesso à água de boa qualidade no período atual. Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com