TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASIL E A COPA DO MUNDO EM 2014

Trabalho acadêmico: O BRASIL E A COPA DO MUNDO EM 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

O BRASIL E A COPA DO MUNDO EM 2014

Ariquemes – RO

2012

GÉSSICA STÉFANI ZACHARIAS

ROSANA DANTAS BARBOSA

ROSANGELA PAULO

SANDRA RODRIGUES

O BRASIL E A COPA DO MUNDO EM 2014

Trabalho Interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 1º Semestre.

Professores: Samara Headley

Marcelo Silveira

Wilson Sanches

Márcia Bastos.

Ariquemes – RO

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

O BRASIL E A COPA DO MUNDO EM 2014 05

CONCLUSÃO 08

REFERENCIAS 09

INTRODUÇÃO

A realização da Copa do Mundo no Brasil será um grande propulsor no crescimento econômico do país. Além dos investimentos em infraestrutura, o Brasil terá a oportunidade de expandir diversos setores, como o de turismo e de serviços, levando em consideração a qualificação da mão de obra. “Uma copa do mundo possibilita progresso e desenvolvimento para o país anfitrião”. São milhares de novas oportunidades de empregos que surgem, são obras de lazer e de infraestrutura que permanecerão beneficiando a população no pós-copa. Serão construídos hotéis, postos médicos, pousadas, centros esportivos, etc.

Este trabalho demonstrará os aspectos relevantes, bem como os pontos positivos e negativos de recepcionar este evento, bem como a importância de se realizar um bom planejamento para garantir que nos anos que faltam para o evento, autônomos, micro empresas, grandes empresas desenvolvam maior lucratividade, expandindo seus negócios, gerando renda, novos empregos.

O BRASIL E A COPA DO MUNDO EM 2014

O Brasil ao assumir a responsabilidade de sediar a Copa de 2014 ostenta o compromisso de garantir o sucesso da competição esportiva mais importante. Para acolher milhares de turistas deverá investir em infra-estrutura e desenvolvimento interno. Esse desenvolvimento pode ser visto com bons olhos, tendo em vista a geração de emprego, e renda, estimulando o desenvolvimento econômico e social.

Controvérsias surgem e continuarão surgindo ao longo deste processo, onde discussões sobre vantagens e desvantagens da aplicação desses recursos milionários frente ao evento. Ao analisarmos os posicionamentos diversos, verifica-se que uns defendem que investimentos deste porte deveriam ser destinados à saúde, educação, segurança, e não em recuperação de estradas e estágios.

Outros, que as cidades sede dos jogos serão beneficiadas com investimentos não somente públicos, como a construção de novos estágios, reforma dos existentes, mas também com o melhorando do sistema de segurança, transporte coletivo. No setor privado não será diferente, gerará empregos nas mais diversas áreas, como, alimentação, hotelaria, turismo. O que fortalecerá os recursos financeiros do país.

Conforme matéria divulgada no Portal da Copa, Site do Governo Federal a estimativa inicial do Ministério do Esporte, é que a Copa do Mundo de 2014 agregará cento e oitenta bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, dos quais mobilizará R$ 47,5 bilhões em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários.

A mídia divulga que aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões. Em todas as áreas, 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados. Além disso, haverá melhorias nos aeroportos, com a criação da Secretaria de Aviação Civil e a reestruturação da Infraero.

Destarte, devemos estar atentos e preparados para descobrir as oportunidades que surgem em cada região. Um evento nesta magnitude trará benefícios a diversos setores, basta que cada um - autônomo, pequeno, médio e grande empresário - explore as potencialidades locais, como exemplo o estudo sobre o texto ESTUDO DE CASO: A COPA DO MUNDO É NOSSA.

No escrito apresentado, Gilberto, ao perceber que sua cidade inauguraria uma fábrica que geraria cinco mil empregos, não hesitou, imediatamente pôs em prática a iniciativa de ter sua própria empresa. Desse modo, verifica-se que com conhecimento, determinação, e um plano estratégico, é possível erguer com bases sólidas um empreendimento, nunca se esquecendo de explorar as atividades locais.

Com a realização de jogos da Copa em Salvador, Gil resolveu implementar sua empresa. Para atingir os objetivos, é necessário que faça um estudo completo das condições locais para investir com segurança e alcançar maior lucratividade.

Os primeiros resultados do censo de 2010 diz que a população de Camaçari é de 242.970 habitantes, a taxa de alfabetização é de 52% para o ensino fundamental e 39% é pré escola e 8% ensino médio, é possível encontrar estabelecimento de ensino superior tanto particular como público, existe em Camaçari 51,1% do estabelecimento de saúde é Municipal e 22% é Estadual, 46,7% são estabelecimento privado, Salvador tem uma população de 2.675.656 habitantes é a terceira maior cidade do país, ela contribui cerca de 1% para o PIB nacional devido nível de desigualdade local, o PIB per capita ocupa a 23º posição, e o principal setor econômico é o turismo, onde destaca-se pelos seus diversos pontos turísticos e culturais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com