TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bioma Amazônia considerado o maior do planeta

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Analisar historicamente o Bioma Amazônia, sua relação com a gastronomiae suas práticas alimentares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Descrever a diversidade gastronômica do Bioma Amazônia.

Associar elementos tradicionais do Bioma amazonia e sua incorporação na alta gastronomia.

Proporcionar aos convidados, uma experiência a qual os mesmos façam uma viagem cultural através de sabores, texturas, cores, aromas, e ambientação ao Bioma Amazônia.

JUSTIFICATIVA

O Bioma Amazonia considerado o maior do planeta, impressiona por sua extensão que segundo cientistas tem bastante representatividade nos quesitos ser a “maior bacia hidrográfica de água doce do planeta, mais de 30% da biodiversidade do planeta, mais de 3000 tipos de peixes” (MIGUEIS, 2011, p.13). Contempla os estados Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, e parte do território do Maranhao, Mato grosso, Rondonia e Tocantis (LINHARES E GEWANDSZNAJDER, 1998) e esta dividido em florestas de terra firme, de várzea e Igapó.

 Este Bioma abrange enormes formas Gastronomicas e culturais de demonstrar sua  riqueza e a variedade gastronômica de cada estado pertencente a ele. O leva esta pesquisa evidenciar essas diferentes culturas e costumes, fazendo uso da alta gastronomia.

Este trabalho é de importância   tanto para os discentes de gastronomia, que através de estudos adquiridos na academia, obtém conhecimentos mais profundos, e descobrem que gastronomia não é somente a arte de cozinhar, mas que pode se apropriar do conhecimento cientifico, que envolve muitos estudos, inclusive históricos respaldando cada trabalho apresentado no curso de gastronomia, como  também gerar informação para população que muitas vezes é leiga de sua própria historia, por ainda haver uma deficiência de interesse em aprofundar-se na sua história e cultura. Isso é um fato que podemos observar ate mesmo no dia a dia, pois de modo geral, a gastronomia Amazonica é originária de influencia indígena, mas “também temos heranças e até mesmo técnicas originarias de Portugueses,  Franceses, Espanhois e até mesmo Árabes “ (Clemente, Rosa Silva 2001) Heranças essas que para muitos é desconhecida.

Consequentemente trará um conhecimento que ainda é novidade, pois a gastronomia na região amazônica, principalmente falando da cidade de Manaus, ainda não esta totalmente fundamentada. Segundo Rudá (2017)“mesmo com uma variedade enorme de ingredientes, estruturar a gastronomia local é uma tarefa que ninguém assume.”

Pode-se dizer que essa falta de estruturação esta relacionada principalmente pelo o habito de alimentar-se fora de casa que para a população ainda é algo que não é um costume, mas também pela defasagem de grandes chefs que assumam essa tarefa de estruturação de uma gastronomia tao rica, mas ainda um pouco imatura em relação ao relacionamento com o que é gourmet, pois apesar de já possuir um cenário pre formado com a chamada gastronomia amazônica, ainda não há uma identidade que de uma tradição para essa gastronomia. O que leva este estudo a aprofundar-se nas principais características da culinária ligadas ao bioma, aprofundando em suas raízes e apresenta-las em forma de alta gastronomia, o que “siginifica também uma maravilhosa celebração na arte de cozinhar, usando as mesmas técnicas básicas, mas renovando e revivendo sua tradição culinária”. (DUCASSE 2013. P. 10) mostrando que é possível fundamentar essa ideia.

Capitulo 1 – Bioma Amazonia: Abordagem histórica e sua relação com a gastronomia

  1. Biomas Brasileiros

O Brasil pela sua localização Geográfica, e seu tamanho continental, abriga seis Biomas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

“Os biomas brasileiros podem ser agrupados em sete categorias básicas:

1. Amazonia

2. Mata Atlantica

3. Cerrado

4. Caatinga

5. Pantanal

6- Pampas

7. Zona Costeira “ (ROCHA 2015)

Cada um com suas diferentes características, os biomas brasileiros tem uma fauna e flora privilegiados, com uma variedade enorme de espécies de animais e de plantas, sendo considerado uma das maiores vegetações onde podemos encontrar um dos maiores Biomas do mundo: A Amazonia.

  1. O Bioma Amazonia

Formada por distintos ecossistemas como floresta densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapós, campos alagados várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras, este Bioma chega a ocupar uma área de 4.196.843 km², que corresponde mais de 40% do território nacional e é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia passa pelos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do terrirório do  Maranhão, Mato Grosso, Rondonia e Tocantis (LINHARES E GEWANDSZNAJDER, 1998)

“Mesmo sendo o bioma brasileiro mais preservado, cerca de 16% de sua área já foi devastada, o que equivale a duas vezes e meia a área do estado de São Paulo. O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representar os principais problemas ambientais enfrentados pelo o bioma Amazonico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta como o quecimento global. A Amazonia é considerada um grande “resfriador” atmosférico e como maior abrigo da biodiversiade do mundo. “ (LINHARES, Sergio & GEWANDSZNADJER Fernando, Biologia hoje – VOL 3. São Paulo: Ed. Ática, 1998.)

Quando falamos em Bioma, remete- nos a preservação, a biodiversidade, a conscientização e sustentabilidade, que atualmente é um assunto muito discutido, principalmente em relação ao Bioma Amazonia, conhecido como o “pulmão do mundo” que como diz o autor, é um grande resfriador da atmosfera pela sua vasta floresta, que uma vez prejudicada, traz consequências para todo o mundo. O que para muitos ainda é algo que não é levado com a seriedade que deveria de fato ter, pois ainda há uma carência relevante de pessoas interessadas em ajudar a preservar um bioma que é de extrema importância  para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com