TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar Na Educação Infantil

Trabalho Universitário: O Brincar Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância do brincar na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças. É brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser de suma importância para seu desenvolvimento. Propõe-se neste artigo refletir a presença do brincar no contexto da educação infantil. Para isso faz-se necessário compreender o significado do brincar e os benefícios que ele proporciona, adotando a pesquisa bibliográfica elaborada através de revisão de literatura a partir de material já publicado contemplando de forma sucinta o tema abordado. O presente artigo conclui que os jogos, os brinquedos e brincadeiras tem importância fundamental no desenvolvimento integral das crianças já que estes desenvolve a concentração, á criatividade, a comunicação, o autoestima, a socialização, a linguagem, e o aprendizado de forma prazerosa, lúdica e significativa, nesse encantado mundo de possibilidades que é o Brincar na Educação Infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Brincar; Educação Infantil; Desenvolvimento; Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A educação infantil constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio- afetivas e intelectuais da criança. É nesta safra que o brincar se insere com o objetivo de promover, atividades de caráter didático-pedagógico levando a criança a desenvolver-se em amplos sentidos.

A pesquisa tem como objetivo analisar o importante papel do brincar na educação infantil para o desenvolvimento de habilidades motoras e sua intenção é sensibilizar os professores na conscientização da importância que os jogos, brinquedos e brincadeiras exercem no desenvolvimento das crianças. E incentivar os leitores a examinar suas percepções acerca do brincar.

Para isso faz-se necessário saber o significado do brincar, e os benefícios que este proporciona. Pois o brincar é um exercício lúdico que deve ser vivido pela criança. É brincando que ela aguça suas fantasias, imaginação e sonhos. Brincar é exercer a criatividade, a socialização, a afetividade e a aprendizagem. Na brincadeira a criança constrói seu universo. O ato de brincar é essencial na função socializadora, integradora, no desenvolvimento biopsicossocial sendo inestendível para uma formação sólida e completa das crianças de educação infantil.

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO UNIVERSO LÚDICO (JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS)

“Brincar é a maior expressão do desenvolvimento humano na infância e por si só, é a expressão livre do que está dentro da alma de uma criança.” Froebel

Se considerarmos que brincar é ação do “homo Ludens”, e parte do ser humano integral, que, além do desenvolvimento físico e intelectual, o brincar favorece o desenvolvimento dos vínculos afetivos e sociais positivos, condição única para que possamos viver em grupo, estaremos diante do principal, senão único, instrumento de educação para a vida. Na brincadeira, a criança atua no mundo que a rodeia, interpreta-o e produz sentidos. Brincar é de importância crucial, pois as crianças adquirem um sentido de identidade e pertencimento ao compartilhar experiências brincando.

O brincar e o jogar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com