TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar Na Educação Infantil

Exames: O Brincar Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Esta pesquisa tem o propósito apresentar a importância dos jogos para desenvolvimento da criança na Educação Infantil.A escola deve oferecer á criança as condições necessárias para seu próprio desenvolvimento, ou seja, proporcionar ambientes adequados e profissionais capacitados para exercer também a função de ludicidade.O lúdico não pode ser considerado um elemento estranho no aprendizado da criança, ele deve ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento.

O jogo tem duas visões diferentes: primeiro, o jogo é visto como algo que é positivo e real, e na outra visão é visto como desnecessário e inútil a criança, ele deve ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento.Relembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidadeseducativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.

A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. A escolha do tema está vinculada à atividade profissional na área de Educação Infantil. Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo.

Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano,tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo.As brincadeiras acompanham a criança pré-escolar e penetram nas instituições infantis criadas a partir de então.

Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de sua formação, pois como ser bio-psico-social-cultural dá os passos defintivos para uma

futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que

pertence.

Segundo Kishimoto (1994) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (e educadores de crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas. A concepção de Kishimoto sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade,fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança". Kishimoto vê o jogar como gênese da "metáfora" humana. Ou,talvez, aquilo que nos torna realmente humanos.

Nestes tempos de mudanças educacionais, nós educadores temos que ser multifuncionais, ou seja, não apenas educadores, mas filósofos, sociólogos,psicólogos,psicopedagogos, recreacionistas e muito mais para que possamos desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos. Para que tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida. Tudo isso marcados pela ansiedade, medo, resistência e ao mesmo tempo esperança.Esperança esta que nos faz acreditar que o espaço escolar pode-se transformar em um espaço agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e jogos permitam ao educador alcançar sucesso em sala de aula, e quebrar a era do “desencanto escolar”.

Desenvolvimento

No mundo atual, o crescimento acelerado e desordenado das cidades,acrescente participação da mulher no mercado de trabalho com conseqüentes modificações na organização familiar,somada á desqualificação do lúdico,tempo livre e de lazer pela sociedade capitalista, vem retirando das crianças os espaços e os tempos que eramde eram de brincar.

O brinquedo é a essência da infância e sua principal atividade,mas nem sempre as instituições desenvolvem práticasque tomameste pressusposto como orientador da orgnização de suas rotinas.Brincar é uma atividade cotidiano na vida das crianças.É o brinquedo a forma pela qual ela resolve a maioria dos conflitos criados pelas limitações do mundo em que vive e que é eminentemente, um mundo dos adultos.Através da brincadeira a criança expressa sua forma de representação da realidade.Sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento psíquico do ser humano,Bettlheim afirma que:

“Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo.Suaescolha é motivad por processos íntimos,desejos,problemas,ansiedades.O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas;brincar é sua linguagemsecreta,que devemos respeitar mesmo se não a entendermos.”(Bettelheim,1984,p.105 )

A criança quando brinca cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse agindo no mundo adulto.Enquanto brinca,seu conhecimento sobre o mundo se amplia, uma vez que ela pode fazer de conta e colocar-se no lugar do adulto.Assim no ato de brincar ,os sinais, gestos,objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que apresentam ser.Ao brincar a criança recria e repensa os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que está brincando.

Como se pode ver o jogo é uma atividade que tem sua própria razão de ser e contém,em si mesma,o seu objetivo.É fundamental diferenciar as formas de jogo nas da infância.Para uma criança bem pequena o ato de brincar significa muito atendimento á necessidade de exploração dos objetos.Segundo Vigotsky(1988,p.96) os objetos ditam a ela a ação que deve ser executada. Por isso,que quando vê uma cadeira ela se assenta,uma escada é para subir e uma vassoura para varrer.Á medida que cresce, sustentada pelas imagens mentais que já se formaram,a o criança utiliza-se do jogo simbólico para criar significados para objetos e os espaços.Dessa forma,á cadeira pode atribuir a função de um trono do príncipe,á vassoura de seu cavalo e á escada de seu tesouro.

Kishimoto,sobre esta questão afirma que:

“O brinquedo propõe um mundo imaginário da criança e adulto,criador do objeto lúdico. No caso criança,o imaginário varia conforme a idade:para o pré-escola de 3anos, está carregado de animismo;de 5 e 6 anos,integra predominante elementoda realidade.”(Kishimoto,200:pg.19)

Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com