TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAMINHO DA SUSTABILIDADE

Artigo: O CAMINHO DA SUSTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

O caminho da sustentabilidade

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Cultural: Tem que haver uma mudança cultural no modo das pessoas pensarem e agirem, como por exemplo, irem para o trabalho de ônibus ou de bicicleta, ao invés de irem de carro.Com pequenas atitudes é possível fazer uma grande mudança.

Ambiental: É conseguir sobreviver, retirando oque precisa da natureza, e garantir que as proximas gerações também possam ter condições de sobreviverem. Ou seja produzir e consumir de forma conciente, respeitando a natureza e o meio ambiente.

Econômica: Ter lucros, utizando meios naturais, como por exemplo a energia solar.

Social: Que todos tenham qualidade de vida, bens necessários para sua vivência e limites de produção e consumo de materiais para que não ocorra desigualdades e escassez de recursos.

Política: Que através de novas tecnologias e fontes acessíveis haja melhoria e participação do governo, por pressão da sociedade ou impactos onde não há saida.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental, econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Tecnológica: Utilizar das tecnologias de forma inteligente, retirando de fontes renováveis. A capacidade do homem em reverter tais acontecimentos.

Progressiva: Movimentação da sociedade, construindo valores e preservando o que temos, simplificando a vida.

Catastrófica: Se sentir derrotado por nossas ações do passado e presente, resultando nas piores consequências.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

O entendimento de Desenvolvimento Sustentável, sendo realizado ou não pelos governos, organizações e sociedades está conceituado em palavras para ser pensado e repensado por várias e necessárias vezes possíveis. Estamos nos referindo ao nosso passado, presente e principalmente no futuro.

Somos integrantes e dependentes do meio ambiente, através de nossas ações, seja como governantes, empresários ou cidadãos, devemos cuidar e fazer ao outro o que gostariamos de receber, resultando ao bem comum. Utilizar da nossa inteligencia para melhorias e conservar o meio em que vivemos é essencial. Com a prática dessas ações dia a dia o resultado positivo ficará mais próximo e seremos transformadores e produtores de progresso e herança ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com