TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO NA CONJUNTURA DE GESTÃO EMPRESARIAL

Ensaios: O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO NA CONJUNTURA DE GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO NA CONJUNTURA DE GESTÃO EMPRESARIAL

É imprescindível que as empresas possuam conhecimento sobre os acontecimentos do mundo exterior. Algumas tomadas de decisões no mundo empresarial dependem do conhecimento sobre os fatos atuais e da conjetura dos acontecimentos futuros referente ao plano nacional e internacional, o que torna evidente a interdependência das organizações entre si e das mesmas com o Estado e com a economia internacional.

O cenário econômico e financeiro brasileiro exerce uma influência direta ou indireta sobra à atividade empresarial.

É recomendável que o gestor empresarial tenha um profundo conhecimento sobre determinados fatores que provocam mudanças na economia, influentes na administração dos negócios e na aplicação das oportunidades de mercado. São eles:

• Expansão econômica;

• Efeitos da inflação na economia atual;

• Comportamento dos preços no mercado atual;

• Renda per capita;

• Política salarial e aumento de renda;

• Custo de vida;

• Especialização da mão-de-obra;

• Avanço tecnológico;

• Fontes externas;

• Empréstimos a juros;

• Fontes internas;

• Exportações e importações;

• Balança comercial;

• Déficits governamentais;

• Elevação dos impostos;

1. Os Aspectos Macroeconômicos

Uma vez que a empresa que atua no âmbito macroeconômico, é importante que o administrador esteja informado de sua estrutura institucional ficando ciente das decorrências de diferentes graus de atividade econômica e alterações na política econômica que afetem seu próprio ambiente de decisão. Para obter sucesso na empresa a gestão empresarial deve compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico. Deve entender os efeitos de uma política monetária mais limitativa sobre a capacidade da empresa adquirir recursos e originar receitas. Precisa conhecer as organizações atuantes na economia para poder analisar os canais potenciais de investimento e financiamento dos seus negócios.

2. Os Aspectos Microeconômicos

A micro-economia aborda a determinação de estratégias operacionais excelentes para empresas fornecendo uma base para a operação eficiente da empresa.

O conhecimento sobre os aspectos microeconômicos refere-se à relação da oferta e demanda, estratégia de maximização do lucro, fatores produtivos, preço do produto e níveis de vendas. Estes assuntos exercem grandes influencia na tomada de decisão na gestão empresarial.

3. Gestão Empresarial em tempo de Globalização

A realidade brasileira demonstra que os problemas nacionais serão solucionados mediante o desenvolvimento econômico que consequentemente favorecerá aos investimentos que por sua vez irá fortalecer a economia atraindo mais investidores. Neste aspecto é fundamental proteger as empresas e o seu desenvolvimento, já que está inserida numa economia globalizada e altamente competitiva.

Antigamente caracterizava o cenário econômico brasileiro como uma economia fechada, mas com o passar dos anos a abertura política e a globalização fez que houvesse uma ruptura na economia, abrindo para novos mercados. A partir deste momento um novo cenário estava sendo criado, as empresas brasileiras antes protegidas pelo Estado tiveram que batalhar para continuar no mercado quando se depararam com a intensidade da competição externa. Esse novo ambiente foi marcado por grandes acontecimentos na vida empresarial do país: corte de pessoal, aplicação dos programas de qualidade, inclusão da tecnologia da informação, terceirização e reengenharia. O desenvolvimento tecnológico intensificou o setor produtivo e impulsionou o progresso da qualidade, deixando para trás as empresas que não se adaptavam as novas mudanças. Em meio às grandes transformações ocorreram às alterações empresarias: os grandes grupos empresariais utilizaram como estratégia o desenvolvimento por meio de fusões, incorporações e outras formas de alianças empresarias.

Os empresários perceberam que suas empresas torna-se mais aberta e vulnerável ao mercado competitivo, caso não procure enfrentar e vencer as dificuldades relacionadas ao mercado globalizado.

O setor empresarial brasileiro cresceu no ambiente transformador e a cada dia torna-se adaptável, o que permite expandir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com