TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMERCIO EXTERIOR

Por:   •  29/9/2015  •  Artigo  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

MÓDULO 03: PRODUTO

Antes de conceituar "Produto", vamos entender a definição de Mix de Marketing:

Mix de marketing (ou composto de marketing):

Pode ser entendido como o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo estitpulado. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, conhecidas como os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto-de-venda) e promoção. Abaixo você encontra um diagrama que representa esse conceito:

CONCEITO DE PRODUTO:

Não adianta tentar vender qualquer produto ou serviço se ele não estiver em conformidade com os desejos do consumidor. Mas o que é um produto ou serviço? Podemos entender como algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade. Inclui desde objetos físicos, serviços, lugares, organizaçes e idéias.

Kotler (2006, p. 416), considerado o principal autor de marketing no mundo, define produto como "algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo".

Kotler (2006, p. 420) ainda contribui mais uma vez na definição de mix de produtos como "o conjunto de todos os produtos e itens que um vendedor põe à venda".

A autora Darci Basta (2006, p. 34), também ajuda na definição do conceito de produto como "um conjunto de benefícios que satisfaz um desejo ou uma necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos. Os produtos vão além de bens tangíveis. De modo geral, incluem objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, ideias ou combinações desses elementos".

TIPOS DE PRODUTOS:

Podemos dividir os produtos em duas categorias básicas:

• Tangíveis: São os bens materiais. Podem ser classificados como: duráveis (roupas, sapatos, computadores, automóveis, imóveis, etc); ou como não-duráveis (alimentos, bebidas, produtos de higiene, etc);

• Intangíveis: São os bens imateriais. Podem ser classificados como serviços (dentista, médico, salão de beleza); pessoas (um atleta, um político); locais (São Paulo, Porto Alegre); organizações (igrejas, ong's, conselhos de classe); ideias (vacinação, incentivo ao pré-natal, cortesia).

CICLO DE VIDA DO PRODUTO:

Todo produto, assim como uma vida humana, passa pelas 4 fases no ciclo de vida: Introdução, crescimento, maturidade e declínio. Esse modelo é amplamente aceito e estudado no Marketing.

A primeira fase - Introdução - é a etapa que compreende o momento do lançamento do produto até o aumento, gradativo e progressivo do nível de vendas. A segunda fase - Crescimento - é a etapa que compreende o aumento progressivo das vendas até a estabilidade em determinado nível de vendas. Já a terceira fase - Maturidade - é a fase da manutenção do atual nível de vendas, normalmente um nível bem elevado. E por fim, a quarta e última fase - Declínio - marcada pelo momento em que o nível de vendas começa a reduzir podendo chegar até a descontinuidade da comercialização do produto.

Existem inúmeros casos em que as empresas, ao detectar que seu produto está entrando na fase de declínio, lançam mão de uma série de estratégias de marketing para trazer o nível de vendas de volta a maturidade. Mas nem sempre isso é possível.

NÍVEIS DE PRODUTO:

Abaixo você poderá ver um diagrama com os níveis de produto. Logo abaixo do diagrama encontra-se a mesma informação, mas em formato de texto, para facilitar a leitura.

Os 5 níveis:

1. Benefício Central: Estágio onde o consumidor está comprando o benefício fundamental do produto, como exemplo pode-se citar o comprador de uma parafusadeira que está comprando "furos", um hóspede de hotel está comprando "descanso e pernoite";

2. Produto Básico: Estágio onde o benefício central é transformado em um produto básico, como exemplo o quarto de hotel inclui uma cama, banheiro, toalhas, escrivaninha, penteadeira e armário;

3. Produto Esperado: Neste ponto uma série de atributos e condições são normalmente esperados pelo consumidor, então o quarto do hotel deve ter cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e um relativo grau de tranquilidade. Como a maioria dos hotéis podem atender a essas expectativas mínimas, o viajante se decidirá então pelo hotel mais conveniente ou menos caro;

4. Produto Ampliado: Este é o estágio onde o profissional de Marketing prepara um produto ampliado e excede as expectativas do consumidor. A diferenciação surge a partir da observação do sistema de consumo: o comportamento do cliente na hora da compra, no uso e na adaptação e descarte do produto. Dessa forma o hotel pode incluir um aparelho de tv com controle remoto, acesso de banda larga no quarto, água quente, registro rápido, checkout expresso, boas refeições excepcional serviço de quarto;

5. Produto Potencial: Estágio onde o profissional de Marketing prepara um produto que têm todas as transformações a que um produto deve ser submetido no futuro. É onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os consumidores e diferenciar sua oferta, então, pode ser um hotel com decoração temática ou exclusividade com suítes, onde os hóspedes ocupam uma série de quartos, ou então onde celebridades tenham se hospedado e autografado as paredes, etc. Esse estágio representa uma transformação inovadora do produto hotel tradicional, indo além, customizando e realizando sonhos conforme as preferências dos clientes.

MARCA:

Um dos pontos principais dentro da estratégia de produto encontra-se a criação e gestão de uma marca.

Kotler (2006, p. 426) define o conceito de Marca:

"Uma marca é um nome, termo, símbolo, desenho - ou uma combinação desses elementos - que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los dos da concorrência".

A autora Darci Basta (2006,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com