TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Monografias: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  6.121 Palavras (25 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 25

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vou apresentar uma abordagem objetiva dos conceitos de funções administrativas de forma a permitir que o leitor tenha uma visão do estudo da administração, apresentando também, os diversos conceitos de patrimônio e seus autores, fontes e origens de recursos, e falarei também de mercado onde citarei alguns tópicos.

Desde os primórdios do tempo, os seres humanos se agruparam, e a cada membro do grupo foi atribuída uma tarefa para a manutenção do grupo e da espécie.

Com o desenvolvimento intelectual do homem, tal principio passou a ser básico e foi aplicado de forma cada vez mais ampla, não só com o sentido de preservar a espécie, mas também visando melhores condições de vida, desenvolvimento e principalmente a satisfação de suas ambições.

Assim, chegamos a nossos dias e assistimos a um mundo cada vez mais habitado por grupos organizados, com objetivos e fins definidos cujas atividades buscam atingir metas.

Dessa forma, a organização é um agrupamento humano onde cada indivíduo desempenha seu papel definido, segundo suas características pessoais, e todos, de forma coerente e sistemática, visam um objetivo comum.

Logo, sendo a organização um sistema de esforço cooperativo, teríamos de ter estruturas englobando problemas, normas, métodos e processos de trabalho, atribuições, relacionamentos, responsabilidade e poder. E é justamente da Administração que se ocupa esse estudo.

Mesmo nas épocas mais remotas, a Administração existiu como atividade contínua e permanente, uma vez que o homem sempre procurou racionalizar, simplificar e aperfeiçoar suas ações, objetivando maior rendimento e bem-estar.

Assim, a sociedade reuniu-se em organizações com atividades voltadas para a produção de bens ou para a prestação de serviços. Portanto, as pessoas dependem das organizações, e estas dependem do trabalho das pessoas.

E cabe a Administração, como tarefa básica, realizar as coisas por intermédio das pessoas, qualquer que seja o tipo de organização, seja ela lucrativa ou não.

A cada dia a sociedade está mais exigente, e isso está também acontecendo com os clientes, fornecedores, concorrentes etc., para não falar da esperança e expectativas da alta Administração, dos acionistas e subordinados.

A tarefa administrativa de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa é árdua.

2 DESENVOLVIMENTO

Entretanto, para que uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada.

Administrar significa a capacidade que um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas e que atuam em uma determinada organização possuem para transformar uma determinada quantidade de recursos – normalmente escassos em produtos e serviços que gerem renda ou riqueza para esta mesma organização.

Segundo Stoner e Freeman (1999, p.22) existem quatro razões para se estudar as teorias administrativas:

➢ As Teorias guiam as decisões da Administração. O estudo das Teorias nos ajuda a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações;

➢ As Teorias dão forma á nossa visão das organizações. Mostra de onde retiramos algumas das nossas ideias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas;

➢ As Teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. Cada teoria é produto do seu ambiente, e adequada conforme as circunstâncias vigentes;

➢ As Teorias são uma fonte de novas ideias. As Teorias dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação ás situações do cotidiano, elas podem coexistir conforme a necessidade e a partir delas abrirem novos enforques.

Administração é o processo de execução dos objetivos organizacionais de maneira eficiente, eficaz e efetiva por meio de funções administrativas, são elas:

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Fayol definiu as funções administrativas em cinco elementos básicos do processo administrativo utilizados até hoje são eles: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Direção – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Coordenação – ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos facilitando o trabalho e o sucesso. Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins.

Controle – verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instituições transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

Fayol também definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica, Função técnica - constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstâncias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas e outras funções.

Função comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridades publicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.

Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com