TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Artigo: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 - CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 - CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

2.3 - FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 6

2.4 - ANÁLISE DE MERCADO 6

2.5 - DEMANDA, OFERTA E EQULÍBRIO DE MERCADO 7

2.6 - ESTRUTURAS DE MERCADO 8

2.7 - CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Para conhecermos melhor como constituir e organizar uma empresa temos que conhecer sobre o que são funções administrativas.

Neste serão abordado conceitos de patrimônio das entidades e as fontes para obtenção de recursos a serem aplicados nas mesmas. Analisar a atuação, a demanda, a oferta e o equilíbrio de mercado, para que ele possa atender as necessidades dos consumidores. Compreender as diferentes estruturas de mercado que resultam na determinação dos preços das mercadorias ou serviços e também vamos entender melhor como a contabilidade pode ser uma ferramenta de

2 DESENVOLVIMENTO

Para entendermos a administração temos que estudar alguns conceitos fundamentais. Para que uma organização permaneça no mercado e seja competitiva, é preciso que seja bem administrada.

2.1 - CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Atualmente ainda se faz importante análise das funções administrativas, pois é por meio delas que os gestores implantam as teorias da administração dentro das organizações.

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas de Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com as teorias, nos primórdios da Administração.

Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

Planejar: É a maneira pela quais pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira.

Organizar: Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Estes recursos para dentro da estrutura. Ex: Quando uma organização está comprando equipamentos, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela está na fase da organização.

Dirigir: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.

Controlar: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

2.2 - CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Segundo o prof. José Carlos Marion, conceitua patrimônio como o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.

Bens – entende-se por bens as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas.

Direito – em contabilidade entende-se direito ou direito a receber o poder de exigir alguma coisa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc.

Obrigações - são dívidas com outras pessoas. Em contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos: pagamento na data do vencimento.

Na visão do prof. José Manoel da Costa, o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade, e constitui um meio necessário para realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa prática atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial. A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresarias.

Professor Humberto Fernandes de Lucena vê o Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda.

Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas, suscetíveis de avaliação econômica. Podemos distinguir os bens em duas espécies:

Bens Materiais: também chamados de bens corpóreos, ou de bens tangíveis: representam os objetos que a empresa tem para uso (prédios, móveis, carros, etc.), para venda/troca (mercadorias, dinheiro, etc.), ou para consumo (material de limpeza, de expediente, etc.);

Bens Imateriais: também tidos como bens incorpóreos ou intangíveis; são os gastos que, por sua natureza, a legislação exige que sejam tidos como parte do patrimônio (ativo diferido, gastos com reformas, benfeitorias, etc.); como tais também são classificadas as marcas e as patentes, o fundo de comércio, etc.

Direitos: são todos os valores que as empresas têm para receber de terceiros, tais como duplicatas a receber, promissórias a receber, aluguéis a receber, etc.

Obrigações: são os valores que as empresas têm a pagar a terceiros, como duplicatas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, etc.

IMPORTANTE: A maioria dos valores que representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com