TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

s

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Função administrativa uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção. De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Planejamento uma ferramenta administrativa, que possibilita a realidade, construir um referencial futuro. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. Planejamento estratégico considera a empresa como um todo é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcança-los. Planejamento tático a atuação e em cada área funcional da empresa transformando as estratégias um planos mais específicos. O planejamento operacional é elaborado pelos níveis organizacionais inferiores com nas atividades rotineiras da empresa.

Organização é uma combinação de esforços que tem por finalidade realizar proposito coletivos, (Maximiano, 1992), uma organização é composta pela soma de pessoas, maquinas recursos financeiros e outro. Então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum buscando assim qualidade no processo produtivo da empresa.

Direção é a função administrativa que se referem as relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus subordinados. Através da direção é que ocorre a interpretação dos planos e das instruções sobre como executa-los em direção aos objetivos a atingir.

Controle uma função administrativa que e relacionada de maneira onde os objetivos devem ser alcançados através das atividades das pessoas que compõe e organização, porem que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. Nesta função e necessário monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegura que a organização esteja no rumo certo produzindo os resultados esperados e alcançando os resultados esperados desejados. O controle tem a finalidade de assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajuste tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento.

2.1 TEORICO QUE DESENVOLVEU

Em 1776, após a invenção da maquina a vapor por Jam es Watt com a sua consequente aplicação à produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, e qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época provocando profundas, mudanças de ordem econômica, politica e social. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e se alastrou rapidamente por todo o mundo civilizado da época. De modo coincidente, os primeiros escritos dedicados à administração mostra o ano de 1776 como marca de evolução no campo dos técnicos que levaram ao estudo da administração como ciências e não mais como algo que surge de modo empírico. Foi a partir de então que se iniciou uma conscientização de que a administração era essencial a toda a atividade de cooperação organizada, em como a todos os seus níveis.

Cronologia das origens do pensamento administrativo

ANO AUTOR CONTRIBUIÇÃO

1776 Adam Smith •Aplicação do Princípio da Especialização aos Operários;

•Controle;

•Remuneração

1800 James Watt

Matthew Boulton Padronização dos Procedimentos Operativos;

•Especificações;

•Métodos de Trabalho;

•Planejamento;

•Incentivos de Remuneração;

•Tempo Standard;

•Festas de Natal para Empregados;

•Bonificações de Natal;

•Seguro de Vida em Grupo para Operários;

•Uso da Auditoria.

1810 Robert Owen •Necessidade de Práticas em Administração de Pessoal;

•Treinamento de Operários;

•Grupos de casa operária, higienicamente construídas.

1820

James Mill

•Análise dos Movimentos Humanos.

Título Nível 3 – co Terciária,

Como...

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com