TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Ensaios: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA 4

2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 4

2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO..........................................5

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO ..............................................................................6

2.3 APRENSENTAR TRÊS AUTORES ......................................................................6

2.4 FONTES(ORIGENS) DE RECURSOS................................................................. .7

2.5 CAPITAL SOCIAL................................................................................................. 7

2.6 CAPITAL DE TERCEIROS................................................................................... 8

2.7 ANÁLISE DE MERCADO...................................................................................... 8

2.8 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO......................................... 8

2.9 ESTRUTURA DE MERCADO............................................................................. 10

2.10 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFOMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL ...............................................................................10

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 12

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 13

1 INTRODUÇÃO

Devido ao tema, O Contexto Empresarial, vamos conhecer um pouco deste contexto que é de grande amplitude, e por ser bastante amplo, não se pretende aqui esgotá-lo, mas apenas falar um pouco de alguns enfoques importantes, começando pelos seguintes aspectos: conceito de funções administrativo, que é a função de administrar os meios que possibilitam a realizar os objetivos, a fim de termos decisões acertadas dentro das empresas. Veremos também processos administrativos como planejar, organizar, dirigir, e controlar. E também analises de mercado que apresenta dentro da empresa o entendimento das informações com seus concorrentes.

Demanda, oferta e equilíbrio de mercado e a contabilidade como ferramenta de informação, para a responsabilidade social, para que uma empresa permaneça mercado competitivo, é preciso que seja bem administrada. Sendo assim o trabalho trás abordagens que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender o cenário empresarial proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

É a função administrativa em que se estima os meios que possibilitarão realizar os objetivos, a fim de tomar decisões acertadas, com a antecipação, de modo que sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais.

É também uma forma de se evitar improvisação.

As funções administrativas são: Planejamento, organização, direção/liderança e controle.

Planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer o plano de ação com atividade e recurso.

Organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira a se trabalhar de forma organizada e racional aplicando a atribuição de responsabilidades e autoridades a pessoas e grupos.

Direção é um processo de trabalhar com pessoas para assegurar a realização dos objetivos mostrando os rumos e dinamizando as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possível.

Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modifica-los, serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.

2.1.1 Teórico que desenvolveu;

Maximiano (2005) discorre que Fayol, considera que à administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos. Que sempre exige um grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria administrativa, que pudesse ser ensinada. Contudo Fayol criou e divulgou sua própria teoria, na qual dividiu a empresa em seis atividades ou funções distintas.

2.1.2 Principais mudanças ao longo do tempo

Não há processos que não necessitem de mudanças eventuais essas podem ser decorrentes do aprimoramento dos equipamentos, máquinas e as relações humanas, a adoção de novas tecnologias que possam ser incorporadas aos equipamentos ou aos processos, inclusive de tecnologias “mais limpas”, alterações de metodologias de construção e montagem, enfim, mudanças que possam ser fruto do acréscimo ou incorporação de avanços tecnológicos.

Todas essas mudanças começam com Henry Ford.

Henry Ford (1863-1947) talvez seja uma das pessoas mais conhecidas do mundo da Administração moderna.

Em 1913 a fábrica já produzia 800 carros por dia, com a implantação da linha de montagem Henry Ford criou um sistema de esteira, que movimentava o carro de forma que cada operário executasse a sua operação, isto aumentou em muito a produtividade, um carro ficava pronto a cada 98 minutos, a produção em série, revolucionou a indústria automobilística.

A partir da década de 1970, a doutrina de Ford passou por uma revisão, o chamado pós-fordismo, as características desse novo modelo foi à adoção da flexibilização das relações de trabalho as de consumo, as empresas partiram para a conquista de mercados externos buscando outros continentes e desenvolveu-se o conceito de "just in time", que determina que as empresas devem produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com