TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A teoria que originou as funções administrativas, foi a Teoria Clássica da Administração, é uma escola de pensamentos administrativos idealizada pelo engenheiro francês Henry Fayol, a partir da década de 1910. Essa teoria se caracteriza pelo destaque na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Uma diferença que Henry Fayol tinha dos principais contribuidores das teorias administrativas, Taylor e Ford, é que Fayol acreditava que a empresa era um todo, cuidava da empresa de cima para baixo (da gerência para a produção).

A administração assim como as suas funções sofreram constantes mudanças. Com as novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logísticas e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa. As funções administrativas teve como seu precursor Henry Fayol, onde fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos. São elas:

• Planejamento – Estabelece os objetivos e as metas da empresa, especificando a forma como serão alcançados e realizando previsões futuras. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização.

• Organização – É a forma de reunir e coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, para atingir seus objetivos.

• Direção – Quando estabelecido o planejamento e organizado os recursos, será necessário a direção para que o objetivo seja alcançado.

• Controle – Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com que a empresa espera.

Os elementos de administração, quando em conjunto, constituem o processo administrativo.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma entidade (pessoa física ou jurídica). Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000,p.36) “é conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”. Já o José Manoel da Costa, diz que :

“o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade(empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recursos) necessários para a realização dos objetivos da contabilidade.” (COSTA, 2009, p. 43)

O autor Raimundo Aben Athar (2005, p. 07) que diz “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades [...]”.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

O Capital Social é o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborados pelos interessados previamente.

Capital de Terceiros é formado por recursos oriundos de empréstimos e financiamentos. As dívidas da empresa com fornecedores: duplicatas a pagar; com funcionários: salários a pagar; e com o governo: tributos a pagar, também constituem recursos de terceiros a disposição da empresa.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Na determinação do preço e da quantidade de mercado, pressupõe-se que o mercado atua livremente, os empresários procuram maximizar o lucro e os consumidores tentam maximizar a satisfação. O termo mercado deve ser entendido como uma área geográfica dentro da qual vendedores e compradores realizam a transferência de propriedade, ou seja, vender e comprar bens e serviços. Os mercados geográficos podem ser locais, regionais, nacionais ou internacionais. Não precisa ter necessariamente a presença física para se considerar um mercado, pois nos dias de hoje, temos modernos meios de comunicação e formas de comércio.

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

A demanda pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviços que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Vários fatores podem causar mudança na demanda, um desses fatores é a mudança na renda dos consumidores, ou até mesmo a mudança do gosto e a preferência.

A Oferta é definida como sendo as várias quantidades que os produtos estão dispostos e aptos a oferecerem aos diferentes níveis de preços, num determinado período de tempo.

O Equilíbrio ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual a quantidade de produtos e/ou serviços que os produtos querem vender. Não há excesso ou falta de demanda ou oferta. Existe coerência de desejos.

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO

A influência entre a oferta e a demanda, é que vai resultar na determinação de preço. O termo estrutura de mercado refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre: vendedores no mercado; compradores no mercado; vendedores e compradores; vendedores estabelecidos e novos vendedores.

A estrutura de mercado engloba as características que influenciam no tipo de concorrência e na formação de preços. Essas características são :

a) Grau de concentração, número e tamanho de cada vendedor e comprador no mercado.

b) Grau de diferenciação do produto, é quando um produto vendido no mercado é considerado diferente ou único pelos compradores, onde torna a demanda mais inelástica.

c) Grau de dificuldade ou barreiras para entrada de novas firmas no mercado.

Dependendo das variáveis que caracterizam a estrutura, os mercados podem ser classificados em:

• Concorrências perfeita: é um monte de pequenas empresas que produzem o mesmo produto, e para vender esses produtos tem que verificar o preço de mercado que é um único preço para todas elas, se alguém vender abaixo do preço vai ter prejuízo. Essas empresas são chamadas de Tomadoras de Mercado.

• Oligopólio: grandes empresas montadoras de automóveis que dominam o mercado e a tecnologia. Na concorrência, elas não brigam via preço, vão procurar se diferenciar por outras formas, como por exemplo, em divulgação de propagandas.

• Monopólio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com