TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Trabalho Universitário: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa – Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Passos 01, 02 e 03

1- O projeto no texto pode ser considerado de sustentabilidade, porque desenvolve solução para um problema, e os recursos usados, são utilizados de uma forma que forneça, ao projeto, ações futuras.

2- O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas comunidades do Rio de Janeiro é dispor para a comunidade tecnologias da informação e da comunicação para exercício da cidadania.

3- Um dos objetivos específicos do projeto é desenvolver ações de empreendedorismo na comunidade.

4- O público-alvo a ser beneficiado é/são: os moradores das comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Passo 04 - Programa de coleta seletiva domiciliar de resíduos

Sabemos que um dos maiores problemas da sociedade, nos dias atuais, é a destinação dos resíduos domésticos. Um problema, que beira ao caos e não recebe atenção correta dos governantes. Cada ano que passa se agrava devido à falta de educação da população em relação ao consumo consciente, a destinação dos resíduos, de forma racional e de ausência de novas tecnologias que venham diminuir o impacto ao meio ambiente e trazer sustentabilidade dos recursos naturais.

A melhor maneira de melhorar e manter a saúde do nosso planeta está em desenvolver novas tecnologias, que possam fomentar projetos sustentáveis.

O programa de coleta seletiva domiciliar de resíduos, seu principal objetivo é ser um projeto de sustentabilidade, promover melhor qualidade na aplicação de recursos naturais e uma racionalização do descarte dos resíduos domésticos e industriais e que mobiliza Governos Federal, Estaduais e Municipais, empresas privadas e a sociedade civil, com o objetivo de promover a melhor destinação dos resíduos domésticos. Usando como principais ferramentas:

- Educação e conscientização da sociedade;

- Incentivos fiscais para a iniciativa privada;

- Aplicação de novas tecnologias, na fabricação de embalagens e na destinação dos resíduos;

- Legislação Federal e

- Logística Reserva

Inicialmente, o Governo Federal por meios de incentivos fiscais e elaboração de leis reguladoras, alavanca a promoção de novas tecnologias, crie mecanismos de fiscalização e incentiva a criação de cooperativas.

Os Governos Estaduais e Municipais participa do projeto, fornecendo apoio logístico, educação e conscientização da população e fiscalização do cumprimento das leis.

A iniciativa privada adota melhorias no processo de fabricação e de logística reversa de suas embalagens e também participa fornecendo apoio a educação e a conscientização da população.

Através de incentivos fiscais, as empresas de embalagens investem em novas tecnologias e darão apoio técnico ao destino final dos resíduos. Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com