TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Exames: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-Tema 03: O Caminho da Sustentabilidade

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômica: a população está em constante crescimento é muito importante mudar a forma de produzir energia, devia-se ter energia renovável e produtos que seguem o mesmo conceito e de fácil reciclagem.

Social: A busca de status e de se obter tudo para mostrar que tem mais; enquanto outros não têm nada, igualdade social melhorando a qualidade de vida sem destruir o planeta.

Ambiental: Fazendo reciclagem teremos uma vida realmente significativa obtendo os recursos da natureza sem degradar o meio ambiente.

Cultural: Depende de cada um, fazer com que as pessoas usem da melhor forma as coisas boas da terra sem prejudicá-la mudar hábitos e se reeducar priorizando o planeta, pensamento de igualdade.

Política: O papel da política não é apenas criar taxas, mas sim agir, por que a mesma política que da multa para carros que poluem um pouco mais, não deixa projetos de carros limpos irem para frente devido a diminuição do lucro do petróleo.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental: Produzir consumir garantindo o ecossistema

Econômica: Envolve economia na produção e no consumo saindo dos fósseis, carvão, petróleo e gás.

Social: Sociedade sustentável, desigualdede aceitável, limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

1°. Tecnológica, desenvolvendo meios de energia limpa que seja viável ao planeta.

2°. Mudar radicalmente o modo de consumir e de produzir.

3°. Levar à humanidade a extinção.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R.: Através dos conhecimentos adquiridos, pude concluir que a responsabilidade de cuidar do nosso planeta é unicamente de nós cidadãos. Seria um benefício próprio se as pessoas se conscientizassem e por meio de atos simples tais como: racionamento de água, utilização de biocombustíveis, reciclagem, investimento em painéis de energia solar nas empresas e residência e etc., essas seriam ações benéficas ao nosso planeta. Essas atitudes já estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com