TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Monografias: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: As cinco dimensões propostas pelo autor são:

1)AMBIENTAL:Ela defende a ideia de, devemos usar os nossos recursos naturais de forma consciênte e de maneira ecônomica,para assim deixarmos um plateneta mas sustentavel para as proximas gerações.

2)SOCIAL:Sua ideia e de que todo os cidadãos tenham uma vida digna e de qualidade,”(iqualdade social)”, para e que todos possam usufluir de todos os beneficios naturais que é oferecidos pelo nosso planeta.

3)ECONOMICA:Ela relata o aumento do consumo e de produção das empresas, das tecnicologias ultilizadas e inovaçõa usada para extração dos nosso recursos naturais e má destribuição desses recursos.

4)CULTURAL:Ela propoem uma mudança de comportamento cultaral e moral, diante disso devemos rever os nossos valores.

5)PODER(POLITICA):Ela fala da das decisões e contradições de interesses politicos,relacionados a produção e do consumo naturais.É a nessecidades de mudanças dentro da politica.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: São as ambiêntal, social e econômica.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: A primeira resposta é a tecnológica, que deposita na capacidade inventiva

do homem a superação anunciada dos limites dos recursos naturais.

A segunda reside na mudança radical (mas progressiva) do padrão de produção e consumo, expressa no movimento do decrescimento, entre outros.

A terceira é a possibilidade de não conseguirmos evitar a catástrofe que progressivamente que poderia levar à extinção da humanidade. Seria a não resposta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R:Fortalecer e criar um sistema de economia solidária, em base sustentável, aprofundando-se no seus laços com a sustentabilidade e a inserçõa dos empreendimentos da economia solidária no mercado justo com os movimentos e redes de consumo consciente e sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com