TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Artigos Científicos: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

A origem do conceito de sustentabilidade baseou-se em ecologia e economia ,os dois fatores analisados separadamente que se complementam pelo fato da ecologia se preocupar com o uso desenfreado de recursos naturais e a economia por prever o fim desses recursos.

Observando essas dimensões notou-se que a qualidade social influenciaria diretamente nesse conceito sustentável, pois, supõe-se que o mínimo deve ser conquistado pelo cidadão para se obter uma vida digna, definindo um padrão de justiça social adequado ao consumo necessário e sustentável.

A política e a cultura também se aliam a desenvolver esse conceito, a primeira sendo responsável pela distribuição das riquezas e igualdade de oportunidades, o que irá gerar conflitos de interesses políticos, o segundo é responsável pela reeducação dos cidadãos, reformulando a forma de se pensar e de se comportar, adequando-se ao consumo consciente e solidário com relação as próximas gerações.

Questão 2:

Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Todas essas dimensões foram avaliadas, porém, reconhecidas e discutidas pelas nações e órgãos responsáveis pela viabilização do projeto de desenvolvimento sustentável são: Fator Econômico, Fator Ambiental e Fator Social.

Questão 3:

De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Três respostas à crise ambiental são analizadas pelo autor,sendo a tecnologia um recurso confiável para desenvolver saídas criativas e inventivas as crises naturais,a segunda reside na mudança do comportamento humano de produção e consumo atual para um decrescimento que propõe estabilizar o desenvolvimento e focar na melhoria de vida sem maior crescimento de gastos econômicos ou naturais ,o terceiro é a possibilidade dos dois primeiros não funcionarem e o fim da humanidade ser inevitável,talvez seja tarde para reverter tantos danos e as tecnologias podem não ter o resultado esperado, o fim é uma resposta à crise, mas sem o contentamento da sobrevivência e inventividade humana.

Questão 4:

Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R: A conscientização social seria um fator relevante na salvação da vida e do planeta, os governantes e organizações seriam reeducadas juntamente com a sociedade, um modo de produção e consumo menos egoísta e mais igualitário, a mídia divulga constantemente que a prosperidade e a felicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com