TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Ensaios: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME Josilaine Cristina Guimarães Quinária

RA 6814008168

Profª. Tutora: Ilsenir Mara Soares

Curso: Pedagogia

2ª série

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Ilsenir Mara Soares.

Anhanguera Educacional

ANO 2013

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões da sustentabilidade são: ambiental, econômica, social, poliítica e cultural.

A dimensão ambiental defende a ideia de que não se produza ou consuma além do que a economia ofereça como base material. É necessário que se produza e consuma de uma maneira que garanta que os ecossistemas mantenham sua autorreparação e consigam se adaptar sem causar consequências às gerações futuras. É preciso produzir e extrair somente o necessário, não demasiadamente, para que a natureza consiga se equilibrar sem ter a qualidade do solo prejudicada.

A dimensão econômica leva em conta economizar eficientemente na produção e consumo dos recursos naturais como as fontes fósseis de energia e os recursos essenciais como água e sais minerais.

A dimensão social dita que todos tenham o mínimo necessário para ter uma vida digna, absorvendo bens e recursos precisos sem prejudicar a outros. Seria acabar com a pobreza e estabelecer um padrão de vida igualitário a todos exercendo a justiça social.

A dimensão política é necessária para que haja mudanças através de diálogos entre organizações governamentais, com assessoria da sociedade, onde o empresariado tivesse participação ativa.

A dimensão cultural é aquela em que ocorre uma mudança de valores e comportamentos, para que haja transformação no padrão de consumo e no estilo de vida. Para isso necessita-se de uma mudança na maneira de pensar onde a prioridade seja a qualidade e não a quantidade.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: As três dimensões consensuais a respeito da sustentabilidade são: ambiental, econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: As três respostas à crise ambiental são: tecnológica, movimento intelectual, social e político e catástrofe.

A tecnologia visa a criação de novas formas de utilização dos recursos naturais ainda não explorados, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com