TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Exames: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Tema 3: O Caminho da Sustentabilidade

Passo: 01

1. Reflita sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Como podemos, individualmente, colaborar para que esse conceito se torne algo concreto?

Reflexão: Sabemos que atualmente vivemos uma cultura de transformações acelerada. O que sentimos e vemos hoje é o resultado da ação humana. Temos 7 bilhões de pessoas no nosso planeta e como evitar com que futuras gerações paguem o preço do que hoje não é preservado pela mão humana.

Será que o homem vai parar de transformar no mundo?

O que pudemos e analisamos através do vídeo RIO + 20 é que uma semente é uma latente ou seja está oculta, não se manifesta, está presente mas de maneira contida e invisível. A semente é o símbolo de transformação para o futuro de todos.

Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje. O homem certamente não vai parar de transformar o mundo, até pelo fato de sua necessidade, na realidade isto é uma genética de si mesmo. O que podemos alertar é que pode se transformar o mundo mas de uma maneira mais limpa, pensada, responsável.

*Investindo na expansão da produção agrícola;

*Incrementando as fontes de energia renovável;

*Baixando a emissão de Carbono;

*Segurança Alimentar e Inclusão Social;

*Reduzindo o desmatamento ( conservando as florestas, a Biodiversidade) e buscar meios de trazer as perdas do passado, a riqueza Ambiental.

Essas são apenas algumas dicas de tantas outras que podemos inseri-las para termos um mundo, ou seja um futuro sem comprometer as próximas gerações.

As sementes do nosso ‘’futuro comum’’ estão em nossas mãos. E que tudo isso possa ser retransmitido de gerações em gerações.

Depende de cada de um nós, portanto devemos avaliar e lembrar de que mesmo o homem transformando o mundo pode-se ter uma maneira de acompanhar essa evolução sem que comprometa o futuro das novas gerações.

2. Reflita sobre o papel de cada um de nós na concretização da

Agenda 21:

O papel da Agenda 21 é fundamental. Através dos seus conceitos, diretrizes, recomendações e ações propostas buscamos um padrão de desenvolvimento sustentável coadunado com a conservação da diversidade biológica e a preservação da capacidade produtiva dos nossos ecossistemas naturais.

Assim, a Agenda 21 constitui-se, ao mesmo tempo, em um instrumento de construção coletiva e participativa - governo e sociedade - dessas políticas e ferramenta para a conservação da diversidade biológica.

Estes esforços demandam que as várias políticas que estamos implementando consigam reverter os danos ambientais e melhorar a gestão dos ecossistemas.

Por isso nosso papel é fundamental para a concretização da Agenda 21.

Passo: 02

1. Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável.

No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com