TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Para A Sustentabilidade

Seminário: O Caminho Para A Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Ambiental -> Produzir e Consumir de forma a preservar os recursos naturais e manter a auto reparação.

Econômica → É a contínua inovação técnológica dos recursos naturais.

Social → Definir um padrão de desigualdade aceitável de modo que todos os cidadãos tenham acesso a bens materiais.

Política → Criação de leis para o desmatamento e as experiências técnológicas e a distribuição de riquezas e igualdade de oportunidades.

Cultura → Mudanças de valores e comportamentos no padrão de consumo e no estilo de vida. Reforma intelectual e moral, a conscientização.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Econômica, Ambiental e Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: Técnológicas , a capacidade inventiva do homem; a mudança radical no padrão de produção e de consumo; a possibilidade de tornar funestas todas os esforços e não conseguir evitar a catástrofe da extinção humana.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta: A crise ambiental é um tema que vem sendo discutido há muito tempo. Não é de hoje que as autoridade e organizações ambientais se preocupam com medidas para amenizar os riscos recorrentes.

A conscientização para a mudança de comportamento da sociedade seria um passo muito importante, pois, a educação ambiental deveria se iniciar nos primeiro anos de vida letivo da criança.

A fiscalização para a prevenção de crimes contra o meio ambiente e a aplicação das leis para as empresas que não usam de forma adequada os recursos ambientais e põem em risco ás gerações futuras deveriam ser punidas severamente. Não só com indenizações para o Estado, mas, propor medidas de segurança e assegurar ao Estado o cumprimento de preservação ambiental.

Existem programas de incentivo do governo ou acordos internacionais, mas, esses acordos ou incentivos não são acessíveis à população.

Sem deixar à mercê a questão de fiscalização das empresas que despejam lixos na natureza e outras ações que põem em risco o meio ambiente, acredito que o governo poderia se voltar à sociedade que sem informação dos riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com