TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho da Sustentabilidade

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Educacional

Comunicação Social- Habilitação em Publicidade e Propaganda

 

Francielle Domingues Cruz                                        Ra: 6814004180

O caminho da sustentabilidade

Santa Barbara d'Oeste

Setembro de 2013

Francielle Domingues Cruz                                        Ra: 6814004180

O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento apresentada como parte da avaliação da disciplina de Responsabilidade social e meio ambiente do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara, ministrado pela Prof.ª Silvia Alves Calvalcanti.

Prof.ª Silvia Alves Calvalcanti

Santa Barbara d'Oeste

Sumário

Introdução        

Desenvolvimento sustentável e suas dimensões        

A crise ambiental        

Conclusão        

Referencia Bibliográfica        

Introdução

Neste trabalho veremos o que é e o que faz o Desenvolvimento Sustentável e para ter uma ideia do que seja apresento aqui uma definição citada no artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico por Elimar Pinheiro do Nascimento que foi analisado para realização deste trabalho: “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades”.

Este trabalho tem como objetivo analisar a posição da autora sobre o tema “o caminho da sustentabilidade” e suas ideias para assim ser feito um texto dispondo tais ideias.

Desenvolvimento sustentável e suas dimensões

Sendo o desenvolvimento sustentável(DS) uma forma de suprir as necessidades do presente sem prejudicar as necessidades das gerações futuras são propostas três dimensões a respeito do DS que são respectivamente: ambiental, econômica e social.

Porem Elimar Pinheiro acredita que devam existir cinco dimensões sobre DS que são: Politica, cultural, ambiental, econômica e social.

Sendo a dimensão politica ou de poder, a dimensão que prevê que para as mudanças dos padrões de produção é necessária a organização em conjunto com as decisões politicas para a resolução da desigualdade social e exploração violenta dos países subdesenvolvidos que não se resolvem em bate-papos entre organizações governamentais e multilaterais.

A dimensão cultural visa à mudança dos padrões de consumo e estilo de vida, para isso é necessário a mudança dos valores atualmente impostos pela sociedade para valores que deem importância ao ter melhor e felicidade baseada no usufruir não no possuir e consumir.

A dimensão ambiental vem sendo a mais visada entre todas as dimensões e prevê o consumo onde ecossistemas possam se manter e renovar, ou seja,  consumo compatível onde a matéria-prima que sustenta a economia não seja extraída exageradamente, para se manter os recursos naturais.

A dimensão econômica prevê o aumento da produção utilizando recursos recicláveis, autossustentáveis, permissivos, que diminuam a degradação ambiental sem afetar o desenvolvimento econômico, trata-se da ecoeficiência, continua inovação tecnológica para recursos sustentáveis.

A dimensão social prevê erradicação da pobreza, criar um sistema socialmente igualitário onde todos tem o suficiente pra viver dignamente, sem que sejam prejudicados os recursos naturais e energéticos dos outros, segundo a autora prevê a justiça social.

Observando as cinco dimensões propostas por Elimar Pinheiro desenvolvimento sustentável precisa de uma reforma intelectual e moral para que sejam adotas as medidas necessárias para a implementação das dimensões propostas pela ONU, ambiental. Econômica e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com