O Caminho da Sustentabilidade
Por: Fernando Lucas Ferrreira Santos • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE
UNIDADE 2 – ANTÔNIO CARLOS
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
PROFESSOR: PAULA CARVALHO
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
AULA-TEMA 3: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Arthur Cesar Rodrigues Reis – RA: 8094903217
Barbara Louise Nunes Rodrigues – RA: 8097897647
Fernando Lucas Ferreira Santos – RA: 8094903168
Klerison Jean Pereira da Silva – RA: 8097894760
Sidney dos Santos Nunes – RA: 7633738263
Vera Regina Aguiar Maciel – RA: 8412899672
Turma: 2º Período B – Noite
Sala: 416
Belo Horizonte, Setembro de 2014.
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula tema 3: O Caminho da Sustentabilidade
- O estabelecimento de uma metodologia de trabalho.
 - A reunião de informações sobre as questões chaves de desenvolvimento local, identificação dos setores da sociedade que devem estar representados, em função das particularidades locais.
 - Os papéis dos diferentes participantes do processo
 - A identificação de meios de financiamento para a elaboração da Agenda 21 Local.
 - Negociações junto ao poder local sobre a institucionalização do processo de construção e implementação da Agenda 21 Local.
 - Missão, objetivos, atribuições.
 - Frequência e coordenação das reuniões.
 - Forma de registro e responsáveis pela confecção e divulgação das minutas.
 - Como os objetivos serão alcançados.
 - Tempo de mandato e forma de substituição dos membros.
 
Agenda 21 não é um documento que precisa ficar pronto e ser entregue a quem quer que seja. A Agenda 21 é um processo em que toda a sociedade avalia o presente e aponta os rumos para o futuro. Não é um documento de governo, mas sim a instalação de um fórum permanente, em que a sociedade diagnostica seus problemas ambientais, econômicos e sociais, e manifesta sua opção pelo desenvolvimento sustentável, estabelecendo metas para sua implementação.
Ações Ambientais que podemos adquirir;
- Políticas de áreas verdes.
 - Implementação da vigilância em saúde Ambiental.
 - Cidades sustentáveis.
 - Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.
 
Introdução
Consiste na manutenção das funções e componentes do meio ambiente, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de renováveis.
Desenvolvimento
- Social, com o objetivo de melhorar substancialmente os direitos e as condições de vida das populações e reduzir as distâncias entre os padrões devida dos grupos sociais;
 - Econômica, viabilizada por uma alocação e gestão eficiente dos recursos, avaliada muito mais sob critérios macrossociais do que micro empresarial e por fluxos regulares de investimentos públicos e privados;
 - Ambiental, envolvendo medidas para reduzir o consumo de recursos e a produção de resíduos, medidas para intensificar as pesquisas e a introdução de tecnologias limpas e poupadoras de recursos e para definir regras que permitam uma adequada proteção ambiental, equilíbrio entre a tradição e a inovação.
 - Política, no âmbito nacional baseia-se na democracia, apropriação universal dos direitos humanos; desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto nacional em parceria com empreendedores e em coesão social. No aspecto internacional tem sua eficácia na prevenção de guerras, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional e na aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; prevenção da biodiversidade e da diversidade cultural; gestão do patrimônio global como herança da humanidade, cooperação científica e tecnológica internacional.
 - Cultural, para se buscar concepções autoproduzidas de desenvolvimento que respeitem as peculiaridades de cada ecossistema, de cada cultura e de cada local.
 
Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. São elas: Econômica, ambiental e social.
...