TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Carater Policromatico Da Luz Branca

Ensaios: O Carater Policromatico Da Luz Branca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  5.917 Visualizações

Página 1 de 2

Os minerais quando observados ao microscópio petrográfico são iluminados por uma lâmpada de filamento de tungstênio, que fornece uma luz de cor amarelada que filtrada por um placa translúcida azul, apresenta-se como branca. Esta radiação de caráter fortemente policromático interage com o mineral através da dispersão de seus índices de refração, que será maior para cores próximas ao vermelho e menor em direção àquelas do violeta (conforme o experimento do prisma).

Ainda, a intensidade de um raio de luz decresce ao atravessar um meio material qualquer, devido a parte da energia luminosa ser transformada em calor. Este efeito é denominado de absorção e é mais acentuada em alguns meios do que em outros. Assim pode-se definir o coeficiente de absorção relativa como a razão entre as intensidades da luz refratada (I) e incidente (IØ) em um mineral (IØ/I).

A cor de um mineral transparente em uma seção delgada depende da absorção pelo mineral dos diferentes comprimentos de onda que compõem a luz branca (lB) incidente sobre a sua superfície. Um certo mineral que apresenta cor branca, ou é incolor, não absorve nenhuma cor específica (ou radiação visível), conforme mostra ao lado, caso A. Ao contrário, se um mineral iluminado absorver todos os comprimentos de onda da luz branca nele incidente, o mineral mostrará cor negra, como é o caso C . Da mesma forma, a absorção de algumas radiações, ou certos comprimentos de onda (l) e transmissão de outras, fazem com que as cores dos minerais sejam aquelas transmitidas, conforme se observa no caso B, onde o mineral transmite mais intensamente a cor vermelha.

Desta forma, a cor observada para uma substância não é uma propriedade intrínseca sua, ou seja, se um mineral à luz do sol apresentar cor branca e for iluminado por uma luz azul, ele será azul; se for por uma luz amarela, ele será amarelo, pois estes serão os únicos comprimentos de onda disponíveis para serem transmitidos. Minerais coloridos quando forem iluminados por fontes monocromáticas, poderão se mostrarem negros se o comprimento de onda empregado for aquele que é absorvido por ele.

Via de regra, os minerais fracamente coloridos em amostras de mão normalmente são incolores ao microscópio (normalmente correspondem aos minerais alocromáticos, que compreendem os principais minerais formadores de rocha como feldspatos, quartzo, micas, etc.). Com isso, somente os minerais fortemente coloridos em amostras de mão (normalmente aqueles idiocromáticos) também o serão em seções delgadas.

Na mineralogia sistemática macroscópica, a cor dos minerais não é uma propriedade dita diagnóstica para minerais alocromáticos, ao contrário do que ocorre na mineralogia óptica, onde pode-se praticamente reconhecer a biotita através de sua cor marrom-esverdeada, o vermelho do rutilo, o verde do anfibólio, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com