TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cargo de Tesoureiro e a Jóia do Grau

Por:   •  6/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  3.104 Visualizações

Página 1 de 6

Grande Oriente do Brasil.

A .˙. R .˙. L .˙. S .˙. Universitária Maestro Antônio Carlos Gomes

nº 2030.

Rito Adonhiramita.

O cargo de Tesoureiro e a Jóia do Grau

Trabalho apresentado por

Emerson da Silva Maués,

Companheiro Maçom.

Or.’. de Belém

2016

INTRODUÇÃO

Escola, veículos, gastos escolares, viagens, diversão, saúde, caridade. Assim como é na vida de cada ser humano, que necessita organizar de forma eficaz seus gastos do dia-a-dia, assim é na administração de uma loja maçônica, onde existem diversos deveres a serem satisfeitos para a boa gestão da Loja.

É com este objetivo que há na Loja a organização em diversos cargos, cada um com seu papel e um diferencial de extrema importância para a gestão eficiente da entidade.

Desta forma, decidiu-se nesta peça de arquitetura, além de, como forma de delimitar o campo de trabalho e de se buscar um tema familiar, estudar mais profundamente um cargo pouco explorado no dia-a-dia maçônico, que no entanto apresenta importância considerável na gestão de uma oficina. O cargo de Tesoureiro.

Assim serão analisados sua importância para uma loja, a jóia do cargo e o seu significado administrativo e filosófico.

Ressalte-se que o tema analisado é bem diversificado de significados e o presente trabalho explora, através de pesquisa bibliográfica um dos muitos aspectos sobre o assunto, sem o objetivo de esgotar esse diversificado tema.

A FUNÇÃO DO TESOUREIRO

Explicado no art. 125 do Regulamento Geral da Federação, o cargo de Tesoureiro é aquele que controla, sob a supervisão do Venerável Mestre, a entrada e saída de recursos da Loja a que pertence. Ele é o fiel depositário dos metais da Loja, aquele que os guarda e que zela pela sua integridade no decorrer de sua gestão.

Como é sabido, pousa sobre os ombros do tesoureiro uma grande responsabilidade, a movimentação de preciosos recursos financeiros e para que esta atividade seja executada com leveza e harmonia, os irmãos devem ter a plena confiança neste guarda dos metais, para isso ele deve possuir algumas qualidades imprescindíveis para sustentar esse fardo.

A discrição para saber chamar a atenção de quem não está em dias com suas obrigações, a Prudência para não colocar nenhum membro em situação depreciativa, a inteligência para alcançar eficiência na função e principalmente a HONESTIDADE, virtude essencial para qualquer homem de bons costumes, essa é a qualidade preponderante do caráter de um tesoureiro, ela o blinda frente a qualquer tentativa ou ameaça de má gestão dos recursos à sua disposição.

Resumidamente, o Regulamento Geral da Federação especifica as responsabilidades do Tesoureiro, como as seguintes, dentre outras:

Art. 125. Compete ao Tesoureiro:

(...)

X – responsabilizar-se pela conferência, guarda e liberação dos valores arrecadados pela Loja. (GOB, 2013, pg.30)

Assim, é possível afirmar que o papel do Tesoureiro em uma Loja maçônica é muito parecido ao de um contador em uma empresa privada, analogamente é possível transcrever o conceito do objeto da contabilidade para dentro do mundo maçônico, através da seguinte definição do instituto dos auditores Independentes do Brasil:

“a contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”. (IBRACON, 1988 )

Trazendo-se para dentro de Loja temos que a atividade do tesoureiro é, objetivamente gerir um sistema de informação e avaliação projetado para subsidiar seus usuários (V.’.M.’., Sec.’., 1° Vig.’., 2° Vig.’., dentre outros) com as demonstrações de desempenho econômico da entidade objeto de contabilização, a oficina.

Tanto é, que o RGF, reforçando a analogia apresentada, estabelece o cumprimento desses deveres, estipulando datas a serem observadas para a apresentação de alguns relatórios específicos, como:

IV – apresentar à Loja os balancetes trimestrais conforme normas e padrões oficiais;

V – apresentar à Loja, até a última sessão do mês de março, o balanço geral do ano financeiro anterior,

conforme normas e padrões oficiais;

VI – apresentar, no mês de outubro, o orçamento da Loja para o ano seguinte;(RGF, 2013, pg.30)

Até o presente momento muito tem se falado sobre metais, todavia o universo do cargo de Tesoureiro não se resume a isso, muito mais se pode extrair de lição, este cargo está ligado intimamente com a questão do dinheiro, dos bens da entidade, porém sua joia nos permite uma reflexão muito mais nobre, nem só em bens materiais se deve concentrar o coração dos homens, mas sim de fazer o bem e saber utilizar seus recursos em proveito da humanidade.

A JOIA DO CARGO(duas chaves cruzadas ou as chaves do céu)

A joia do cargo de Tesoureiro está representada por duas chaves cruzadas, esse mesmo simbolo é encontrado no brasão de armas do vaticano e é conhecido como As chaves do Céu, sua simbologia está intimamente ligada ao texto do evangelho de Mateus onde o Mestre Jesus fala a Pedro "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com