TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Começo Da Psicologia

Dissertações: O Começo Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

Sempre que quisermos saber sobre quaisquer questões da vida física ou espiritual do ser humano, devemos nos voltar primeiramente a historia, ao passado, ou aos aspectos que originaram tais questões, segundo Ana Mercês Bahia Bock em seu livro Psicologias: Toda e qualquer produção humana - uma cadeira, uma religião, um computador, uma obra de arte, uma teoria científica – tem por trás de si a contribuição de inúmeros homens, que, num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram idéias, isto é, por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe uma história. Assim também ocorreu com a psicologia, que, desde seu “embrionato” dentro da filosofia, trás toda uma trajetória de desenvolvimento até se tornar uma ciência, como á concebemos nos dias atuais.

A história da psicologia é divida em períodos, que correspondem desde os primórdios de nossa civilização ocidental, e cada período tem em si acontecimentos e transformações sociais, culturais, e políticas que precederam a origem da psicologia como ciência, classificados em:

Período Cosmológico, idade antiga século IV a.C. O cosmos é principal objeto de estudo dessa época bem como encontrar elucidações sobre o funcionamento do universo e sua composição original, Principais filósofos desse período: Tales de Mileto, Heráclito, Pitágoras, Anaxágoras, Demócrito e Parmênides.

Período antropocêntrico, Idade antiga até meados do século IV D.C. Os gregos são a civilização mais evoluída da época, Devido ao surgimento das cidades estado e da grande necessidade de aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, arquitetônicas e políticas ( até com o surgimento da democracia) o foco dos estudos filosóficos agora se volta diretamente para o homem e sua interioridade. Principais teóricos desse Período: Sócrates, Platão e Aristóteles, definição do homem por Alma X Corpo.

Período Teocêntrico, Idade Média, Com o surgimento do Império Romano e conseqüentemente do Cristianismo, vem trazer as elucidações para os grandes questionamentos do ser humano através do âmbito da religião, Principais filósofos desse período; Santo Agostinho e são Tomás de Aquino, período do surgimento do protestantismo.

Período Antropocêntrico, Idade moderna, Com o desenvolver da mercantilização e posteriormente com as novas descobertas científicas (a terra não é o centro do universo), o homem volta a ser o centro das atenções, Principal Filosofo; René Descartes que com sua teoria de interdependência e de separação da alma (espírito) do corpo, possibilitou o estudo de cadáveres, que até então era proibido pela igreja, o que trouxe um grande avanço na área da anatomia, fisiologia e neurofisiologia e que contribuiu consideravelmente para a psicologia.

Período Antropocêntrico, Idade Contemporânea, Revolução industrial, surgimento das máquinas e o fim do antropocentrismo com a teoria evolucionista de Charles Darwin, surgem à necessidade de analisar o homem e seu funcionamento interior, mas agora do ponto de vista estrutural e mecânico (Maquina), devido ao desenvolvimento das ciências: física, química, matemática... E com a revolução industrial na Inglaterra que ocasionou a necessidade de soluções técnicas para os diferentes processos tecnológicos emergentes, agora todas as questões deveriam se submeter a analises, e ter sua legitimidade reconhecida pela ciência, surgimento do capitalismo e da liberdade do homem para decidir sobre sua própria vida, desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com