TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito: Objetivos e estrutura da DRE

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo: 04

Aluno: XXXX

Turma: 0418-8_3

Tarefa: Realizar uma atividade que tem por objetivo calcular a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de uma empresa industrial.

Introdução

                 O conteúdo desta apresentação visa mostrar o estudo financeiro de uma empresa industrial, com referência ao mês de Março de 2017.

Como escopo do estudo, serão abordados os seguintes temas:

  • DRE: Relatório referente a demonstração dos resultados do exercício, onde é possível encontrar todos os elementos que se caracterizam como receitas e despesas reconhecidas dentro do período. O confronto entre as receitas e as despesas evidenciará o resultado da entidade (lucro ou prejuízo do exercício) no respectivo momento da apuração.

  • Lucro Bruto: Consiste no cálculo da Receita Líquida deduzida dos custos de mercadorias vendidas(CMV).
  • Lucro antes do imposto de renda: Consiste no cálculo do Resultado antes das receitas/despesas, acrescido das Receitas Financeiras e deduzido das Despesas Financeiras.
  • Margem Operacional (MO): Avalia o ganho operacional da empresa em relação a seu faturamento líquido. Objetivo: Esse indicador mensura a eficiência operacional do negócio, medido exclusivamente em função das suas operações normais. Na demonstração do resultado (DRE) tem como parâmetro a linha do resultado conhecida como Resultado antes dos tributos sobre o lucro.

Desenvolvimento

        Como base para os cálculos, foram considerados os seguintes registros contábeis de uma empresa industrial referente ao mês de março de 2017:

[pic 2]

      Relatório de custeio do fluxo de produção industrial:

[pic 3]

      Demonstração do resultado do exercício (DRE):

[pic 4]

      Margem Operacional (MO):

[pic 5]

Considerações finais

        Após a apuração dos valores representados na demonstração de resultado do exercício (DRE), foi constatado que a empresa industrial apresentou um Lucro Bruto de R$ 2.930,00, seguido de Lucro antes do IR e CSLL de R$ 2.340,00.

        Com base na DRE e foco na análise de índice de lucratividade para avaliar as margens auferidas no resultado da empresa industrial, foi constatado que o ganho operacional da empresa em relação a seu faturamento líquido, representado pela Margem Operacional (MO), foi de 58,87%.

Referências bibliográficas

LIMEIRA, André L. F. [et al.] Gestão Contábil Financeira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015 (Gestão Empresarial (FGV Management)).

LIMEIRA, André L. F. Contabilidade Financeira. FGV Online. s/d . Disponível em: <https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/113628/Home>. em: mai.2018.

PAULA, Gilles B. Análise de DRE. Disponível em < https://www.treasy.com.br/blog/dre-demonstrativo-de-resultados-do-exercicio/>.  Acesso em: mai.2018.

TAVARES, Renata O. Conceito, objetivos e estrutura da DRE. Disponível em < http://www.contabeis.com.br/artigos/801/conceito-objetivos-e-estrutura-da-dre/>. Acesso em: mai.2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (455.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com