TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Cientifico

Monografias: O Conhecimento Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

O conhecimento cientifico

O conhecimento científico é fático: Parte do fato, respeita-os até certo ponto e sempre retorna a eles. A ciência procura descobrir os fatos tais como são, independentemente do seu valor emocional ou comercial: a ciência não poetiza os fatos. Em todos os campos, a ciência começa por estabelecer os fatos: isto requer curiosidade impessoal, desconfiança pela opinião prevalecente e sensibilidade à novidade. (...)

A investigação científica é especializada: uma conseqüência da focagem científica dos problemas é a especialização.

O conhecimento científico é claro e preciso: os seus problemas são distintos, os seus resultados são claros.

O conhecimento científico é comunicável: não é inefável, mas expressável; não é privado, mas público.

O conhecimento científico é verificável: deve passar pelo exame da experiência.

A investigação científica é metódica: não é errática, mas planejada.

O conhecimento científico é sistemático: uma ciência não é um agregado de informações desconexas, mas um sistema de idéias ligadas logicamente entre si.

O conhecimento científico é geral: situam os fatos singulares em hipóteses gerais, os enunciados particulares em esquemas amplos.

O conhecimento científico é legislador: busca leis (da natureza e da cultura) e aplica-as.

A ciência é explicativa: tenta explicar os fato em termos de leis e as leis em termos de princípios.

O conhecimento científico é preditivo: transcende a massa dos fatos de experiência, imaginando como pode ter sido o passado e como poderá ser o futuro.

A ciência é aberta: não reconhece barreiras a priori, que limitem o conhecimento: Se o conhecimento fático não é refutável em princípio, então não pertence à ciência, mas a algum outro campo

A especificidade das Ciências Sociais

A História é uma ciência que envolve todas as práticas humanas, mas por ser muito complexa acabou sendo dividida em diferentes áreas para um estudo mais específico, dando origem à novas ciências: Economia, Sociologia, Política,Antropologia, estas são conhecidas como Ciências Sociais.

Seria incapaz dominar todos os campos de conhecimento necessários para a compreensão da realidade, as Ciências Sociais desenvolveu técnicas e métodos para analisar a realidade da maneira mais objetiva e sem juízos de valor.

As Ciências Exatas e Naturais (Física, Química, Matemática, Biologia, etc.) apresentam uma objetividade maior em relação às Ciências Sociais, uma vez que esta última não segue Leis, pois não podemos dizer que o comportamento do homem não se altera. Mesmo porque o pesquisador de Ciências Sociais, sendo humano e integrante de uma sociedade, acaba sendo atingido e influenciado, afetando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com