TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contador áreas De Atuação

Artigo: O Contador áreas De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

O CONTADOR E AS SUAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

RESUMO

Muitos contadores recém-formados sejam como técnico ou bacharelado e alguns que já atuam no mercado, em geral, não têm a dimensão, ou não estão informados o quanto que esta profissão é importante para a sociedade, o quanto esta evoluiu ao longo do tempo assumindo inúmeras responsabilidades e o aumento das áreas de atuação. Este estudo tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre o profissional da Contabilidade, o perfil necessário deste para as novas exigências do mercado de trabalho, assim como as diversas áreas de atuação que a profissão contábil oferece atualmente, exigindo melhor preparação dos profissionais contábeis principalmente pelo advento do avanço tecnológico. Buscou-se uma pesquisa bibliográfica que procura diagnosticar a realidade da profissão contábil delineando o perfil deste profissional e a sua importância no novo cenário econômico e social brasileiro. Concluiu-se a importância deste profissional para a sociedade, o quanto este agrega em termos de conhecimento, de modo a garantir a situação financeira, econômica e patrimonial de uma empresa privada e pública, de educador, pesquisador, perito judicial, enfim são inúmeras as contribuições de um contabilista para o desenvolvimento de um Estado.

Palavras-chave: Contador, perfil, áreas de atuação.

1. INTRODUÇÃO

Uma das mais antigas profissões que resistem até hoje é a do Contador, pois o homem sempre sentiu necessidade de saber o total de seu patrimônio, seja animal, material ou monetário. A Contabilidade vem evoluindo ao longo dos anos e assumindo maiores responsabilidades devido as ramificações que pode abranger e as novas exigências do mercado globalizado.

O presente trabalho tem como tema o papel do contador frente ao atual mercado de trabalho altamente competitivo, sua área de atuação e o perfil necessário para um bom desempenho deste profissional.

Nesta perspectiva, construíram-se questões que nortearam esse trabalho:

• O que é um Contador?

• Em quais áreas um contador pode atuar atualmente?

• Qual o perfil ideal para quem deseja atuar nestas diversas áreas que a contabilidade propõe?

Quando se fala em escolher uma profissão, há normalmente a curiosidade de saber o que este ramo de trabalho pode oferecer em termos econômicos, profissionais, as áreas atuação, o perfil necessário, as responsabilidades ligadas a esta escolha, diante destes fatos motivou-se a justificativa deste trabalho, visando um conhecimento amplo sobre o que pode proporcionar a contabilidade para o individuo.

Vários autores destacam que esta profissão pode influenciar diretamente ou indiretamente no andamento das questões que versão sobre a ciência contábil, neste sentido este profissional deve estar preparado e atualizado para os desafios que estão constantemente surgindo.

Conforme o ex-presidente da França Jacques Chirac menciona em seu discurso na sessão plenária de encerramento do XV Congresso Mundial de Contadores, em 1997,

[...] A profissão contábil desempenha um papel fundamental na modernização e internacionalização de nossa economia. Isso porque vocês não se restringem a cuidar de contas. Vocês são conselheiros e, às vezes, confidentes das administrações de companhias, para que têm um importante papel a desempenhar, especialmente em assuntos sociais e tributários. Vocês orientam pequenas e médias empresas e sua administração, simplificando as alternativas, que ainda são demasiado complexas. Vocês desempenham, portanto, um papel no desenvolvimento das possibilidades de emprego, o que merece um especial registro de reconhecimento. (INDICAR A FONTE DE PESQUISA)

Neste contexto, mostra o respeito e a valorização deste profissional no mercado e o quanto o trabalho deste profissional influência no país.

Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizou-se de métodos de pesquisa bibliográficas, de recursos divulgados por meio eletrônico.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O Contador

“Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias”. (Redação Brasil Profissões).

Historicamente a profissão de Contador é uma das mais antigas do mundo. No Brasil só foi reconhecida em 1946 e foi a primeira profissão a ser regulamentada no nosso país. A evolução ao longo dos anos da Contabilidade trouxe o reconhecimento deste profissional que deixou de lado a função de “guarda-livros” para atuar também como um gestor e fornecedor de informações relevantes que auxiliem os empresários, executivos, diretores as diversas tomadas de decisões que possam sempre estar levando a solvência da empresa.

Sem dúvidas, nos últimos anos, foi uma das profissões que mais cresceram no país tanto em termos de exigência como em interesses dos indivíduos pela profissão, cabe destacar que existem profissionais desta área em toda parte, sejam em empresas privadas ou públicas, como autônomos e instituições de ensino.

É considerada uma das profissões que tem desemprego zero, ou seja, exceto os microempreendedores individuais, todas as outras entidades são obrigadas a ter um contador ou uma assessoria contábil, e no Brasil atualmente, têm mais empresas do que profissionais contábeis.

Com o avanço tecnológico, a internacionalização do comércio e dos serviços, e a adoção de normas internacionais que regulamentam a profissão, exigiram-se do contabilista adaptar-se às novas exigências do mercado cada vez mais competitivo, buscando especializações, educação continuada e domínio tecnológico.

Como menciona em seu artigo, o Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá “O futuro de nossa profissão cada vez mais acena para um papel do Contador que muito se assemelha ao de um médico, cuidando de seu paciente, receitando e prescrevendo regimes para que o organismo empresarial e institucional seja sadio”(ANO e PÁGINA). Diante disto, o contador é o profissional responsável pela vida das empresas, determinando os melhores custos, a melhor forma de tributação, indicando os melhores investimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com