TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho, vamos conhecer a história de dois empreendedores que em ramos diferentes, conseguiram não só a realização de um sonho, mas também conseguir se manter e crescer no mercado tão competitivo.

Na atividade empresarial a Contabilidade fornece dados para a tomada de decisões, porém nesses dois casos vimos a competência da administração, e o resultado satisfatório de um bom plano de negócios.

CONTEXTO EMPRESARIAL

A administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

Todas as organizações assim como as pessoas possuem características e necessidades próprias. Nem sempre o que pode ser eficiente para uma empresa ou mercado, será adequado para todos.

Baseados nos empresários Evaldo Oliveira e Eduardo Martinez de Almeida houve o planejamento de seus investimentos, cada um pesquisou sobre o mercado em que estariam entrando, os consumidores, a concorrência e os fornecedores e além de tudo a organização para fazer o investimento não apenas na área em que eles tinham afinidade, mas na área em que realmente seria proveitoso para eles.

Pesquisa de mercado é sempre um investimento, mesmo que o seu retorno seja a longo prazo. Contudo, ela é fundamental para que o empreendedor tenha um bom desempenho nas diversas fases do seu negócio.

Saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem.

Oliveira conseguiu montar o seu negocio com seu próprio recurso, comprando o

maquinário e contratando mão de obra suficiente para começar, o controle nessa

fase é muito importante, pois como exemplo, muitas empresas que não conseguem controlar seus gastos no começo acabam fechando com menos de dois anos de sua fundação.

Almeida com sua liderança efetiva antes mesmo de conseguir os recursos para seu negocio, já estava com todo o planejamento, viabilidade do negócio, os riscos inseridos, o seu plano de negocio.

A partir da busca de melhores resultados os investidores passaram a dar mais importância ao gerenciamento de carteiras, juntamente ao comportamento dos fatores que influenciam os riscos dessas carteiras, de modo que esses riscos

pudessem ser reduzidos significativamente, sem prejuízo da riqueza esperada do

investidor. (TAMBOSI FILHO, 2003, p.12).

O planejamento consiste em um processo administrativo onde se estabelecem os objetivos ou metas organizacionais e os melhores meios de como alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É tida como a primeira função administrativa devido a sua tamanha importância de envolver a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente (chiavenato, 2004).

É o planejamento que norteia a organização durante todo seu ciclo operacional utilizando-se da aquisição de informações provenientes do meio que a envolve (ameaças e oportunidades de mercado, por exemplo), da análise e interpretação dessas informações, e da tomada de decisões (elaboração de planos).

O francês Henri Fayol criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade.

Com o planejamento operacional é possível coordenar por meio de cronogramas,

decisões, orçamentos e até mesmo outros planos (subplanos) as atividades individuais realizadas.

É um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis, e na eficácia dos resultados.

Buscar pela referência do melhor padrão de desempenho, a melhor maneira de se fazer as atividades de modo a alcançar o que está contido no planejamento atendendo o esperado por seus organizadores, mensurar o desempenho envolve medidas quantitativas e qualitativas.

A forma de como será medido é crucial para se obter as informações necessárias a avaliação fase na qual o desempenho é medido e comparado com o padrão.

Acreditamos que foi seguindo este conceito que o empresário Oliveira multiplicou o seu capital investido na pequena industria que começou com R$ 140.000, hoje já tem um faturamento de R$300.000,00 mensal, a empresa investe na qualidade de seus produtos e sempre acompanhando as novidades.

Uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Além de olhar para a situação da própria empresa para definir os rumos que o negócio irá tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial. Em muitos casos, é possível prever com alguma antecedência quais serão os próximos movimentos da

economia com base nos números revelados por tais indicadores.

E se há movimento na economia, ele pode chegar até as finanças do negócio.

A inflação é uma das variáveis que interfere nas atividades empresariais, são vários os fatores que causam inflação, um dos mais importantes é a aproximação entre oferta e demanda agregada. Em outras palavras, quando o consumo interno de um país fica muito perto de sua capacidade produtiva, os empresários podem ter o incentivo para aumentar os preços, outro processo muito comum é o choque de oferta, que se dá quando algum imprevisto causa queda brusca no volume de produção de determinado bem.

A taxa de juros possui forte interferência na economia, a taxa básica de juros (Selic) é um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central para estimular ou desestimular a economia e manter o controle da inflação, essa taxa de juros reflete a remuneração dos títulos federais negociados com os bancos também reflete sobre os financiamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com