TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – Conceito de Funções Administrativas 4

2.1.1Planejamento........................................................................................................6

2.1.2Organização 6

2.1.3 Controle 7

2.1.4 Direção 7

3.1 Patrimônio 7

3.2 Fontes de Recursos 8

3.2.1 Capital social 9

3.2.2 Capital de terceiros 9

3.3 Análise de mercado 9

3.4 Demanda,oferta e equilíbrio de mercado 9

3.5 Estrutura de mercado 10

3.6 Contabilidade social como ferramenta de informação de responsabilidade social

4.1 CONCLUSÃO: 13

rREFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Nesse momento, falaremos de algo que não é formado por base instável e nem de um processo totalmente e altamente provável, mas que vem revolucionando a gestão das empresas independente do porte. O contexto empresarial é abrangido como ferramenta de apoio que sustenta a área administrativo dentro de uma empresa. Apresentaremos a importância da administração e a forma de procedimento para alcançar com êxito os objetivos estabelecidos. Avalia- se um bom administrador pelos reflexos dos resultados de sua empresa, pois, para ser um bom gestor, primeiro se deve ser um bom apreciador de conhecimentos e abastecedor de boas ideias, e isso só é possível a quem se dispõe a aprender e a praticar aproveitando e avaliando as oportunidades que lhe são propostas. Para ingressar no ramo empresarial ou expandir seus negócios é preciso se revestir de conhecimento e é isso que iremos adquirir ao longo do estudo do contexto empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde muito tempo, é vista dificuldade de se administrar e de controlar os bens e produção. Houve também a dificuldade de se desenvolver profissionalmente. O planejamento era árduo e improvável pois eram escassas as fontes de apoio e conhecimentos na área.

Com passar do tempo foram surgindo estudiosos que começaram a aprofundar no estudo desse contexto, e entre esses, um se destacou e revolucionou a história da administração criando assim o conceito de funções administrativas. Foi necessário desenvolver teorias, técnicas e mecanismos para padronização e organização do contexto empresarial desenvolvido por vários aspectos como: conceito de funções administrativas; patrimônio; fonte de recursos que é o caso do capital social e capital de terceiros; análise de mercado; demanda, oferta e equilíbrio de mercado; estruturas de mercado e por fim contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

“ Para conduzir a gestão estratégica e competitiva, a organização deve compreender, de forma coletiva, o limite de suas forças e competências para melhor conhecer o ambiente e poder converter em sucesso as oportunidades existentes”, Lobato (2006, p.34)

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Assim, é importante definir que as funções são a base de um bom desempenho empresarial. Desenvolvidas pelo teório Henri Fayol, para esclarecer as dúvidas em relação a essas funções, pois eram confundidas por executivos.

FAYOL, Jules Henri autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nascido no dia vinte e nove de julho de 1841, em Istambul. Filho de pais franceses. Seu pai era André Fayol era contramestre de metalurgia.

Fayol começou sua carreira ainda muito cedo, com apenas dezenove anos de idade já era formado em engenharia de Minas e, por isso, começou a trabalhar nessa área em uma companhia de metalurgia e minas, onde teve a oportunidade de elevar sua carreira de engenheiro administrador, assim também teve a possibilidade de se tornar um teórico gesto. Foi o pai da teoria da gestão, pois foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que envolvem a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização dentre outros, tornando assim um teórico clássico da Administração, fundando então a Teoria Clássica da Administração, o que o tornou no mundo inteiro.

Para Henri Fayol, “A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a ser bom administrador”, ou seja, para que uma empresa seja bem sucedida tem que ser administrada da melhor forma possível e por alguém competente e de bom desempenho profissional, também é necessário abordar determinadas questões:

Autoridade e responsabilidade – significa o direito de ordenar e esperar disciplina com relação às normas estabelecidas, e, quanto a responsabilidade, Fayol julga uma consequência da autoridade, ambos devem ser equilibrados entre si.

Unidade de comando – O empregado deve receber ordens de único superior, princípio da autoridade única.

Subordinação dos interesses dos individuais aos gerais – os interesses gerais devem sobrepor-se aos particulares.

Remuneração de pessoal – Deve ser justa e capaz de satisfazer as necessidades dos empregados e atender a empresa em termos de retribuição.

Centralização – focalização da autoridade no topo da empresa.

Cadeia escalar – linha de autoridade do alto escalão ao mais baixo, início do comando.

Ordem – organização onde haja um lugar para cada coisa e cada coisa tenha um lugar, ordem de natureza tanto material quanto humana.

Equidade – compreensão, justiça e amabilidade para se obter lealdade do pessoal.

Estabilidade – manter o empregado por muito tempo é sempre melhor, pois a rotatividade é vista como fator negativo em uma empresa.

Iniciativa – capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.

Espírito de equipe – união e harmonia entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com