TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Monografias: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

Para muito dos brasileiros, montar seu próprio negócio parecia ser um bicho de sete cabeças. Entretanto, com novas políticas estatais e o maior incentivo financeiro, o Brasil desponta hoje como um país caracterizado pelo empreendedorismo. Seja por um cenário político-financeiro favorável, seja vontade generalizada de gerir o próprio trabalho. Deveras, o que observamos atualmente é uma nação cada vez mais apta a enfrentar os desafios de explorar os caminhos árduos e prazerosos de tocar sua própria empresa.

O primeiro grande desafio de criar um negócio próprio é a concepção da ideia. Nesta fase o investimento do empreendedor não se contabiliza em dinheiro, mas sim em tempo desprendido na concepção da ideia.

Um projeto empresarial pode ter várias fontes de inspiração. A ideia pode surgir da experiência profissional do empreendedor, dos seus hobbies, da constatação de uma necessidade do mercado. As fontes de inspiração são inúmeras, mas o fundamental. é que neste processo quase sempre solitário, o potencial empresário não perca a noção de que o seu projeto tem de ser, acima de tudo, realista.

O sucesso de ontem já não garante mais o sucesso de hoje e não sustentará o sucesso de amanhã”. A frase sintetiza o atual cenário socioeconômico, onde as empresas necessitam rapidamente ajustar-se a estes novos tempos sob o risco de não mais se manterem competitivas e serem eliminadas pela concorrência. A estrutura corporativa burocrática, extremamente hierarquizada, com baixo valor agregado, está dando lugar a um novo modelo de gestão; mais ágil, rápido, com poucos níveis hierárquicos, focado no cliente, com a revisão permanente dos processos e com melhorias contínuas. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Com crescimento dessas (MPE’S), dificuldades também surgem.

Sendo assim, o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam manter-se diante às dificuldades encontradas, utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje existem diversas ferramentas que um empreendedor pode utilizar a favor de maximizar seus lucros. A internet, por exemplo, hoje é considerada o carro chefe dessas ferramentas, uma vez que pode interligar o gestor a todo tipo de informação comercial à escalas mundiais.Num mundo cada vez mais suscetível às mudanças; onde a moeda nacional sofre cada vez mais interferência das oscilações econômicas mundiais,o ideal é que o gestor se qualifique e se mantenha cada vez mais envolvido nas operações de mercado.

Partindo da ideia de que a internet nos remete a um mundo de possibilidades, podemos incluir nessa questão o surgimento das redes sociais, que fazem com que qualquer um vire seu próprio marqueteiro.A autopromoção da empresa, neste caso, tem um custo ínfimo e ,se bem assessorada, retorno garantido. Esse comportamento pode ser equilibrado e até mesmo necessário, mas se mal feito assume proporções exageras e com efeitos negativos. Aí está a diferença de empreendedores fora de série.

Hoje para ser um empreendedor de sucesso é fundamental ter Analise de Mercado, está é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. A empresa deve assumir também a posição de uma organização inteligente, despendendo meios que contribuam na valorização do capital intelectual de sua empresa.Senge(1990), afirma que as melhores organizações do futuro serão aquelas que descobrirem como despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis organizacionais.Pois é o conhecimento de produtos e mercado, assim como o domínio pratico em certo segmento associado ao reconhecimento individual do cliente, que auxiliam no sucesso do empreendedor. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. As perguntas básicas que um empreendedor deve se perguntar é: qual é o tamanho do mercado que você irá atuar?, na maioria são homens ou mulheres?, tem família grande ou pequena? Quanto ganham?, Qual a sua escolaridade?, Qual é a sua profissão, Qual sua idade?. Lembre-se também que a concorrência também deve ser vista como uma situação favorável. Bons concorrentes sevem como parâmetro de parceria, além de ser uma fonte de estimulo à melhoria.

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA

Assim, é importante definir:

Os pontos fundamentais de um plano de negocio.

Dependendo do segmento e do porte da empresa, existem elementos particulares em um plano de negócios, porém existem pontos básicos que podem ser definidos como:

• Determinar a área de atuação;

• Formatar a ideia central de produtos e/ou serviços oferecidos;

• Saber qual é o público-alvo;

• Conhecer a concorrência;

• Ter consciência do posicionamento no mercado;

• Planejar o crescimento da empresa dentro de um determinado período;

• Contabilizar volume e perspectiva de investimento no negócio;

• Definir colaboradores e fornecedores.

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária

O empresário tem que já ter experiência no ramo para não ter surpresas desagradáveis que venha a falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com