TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Artigo: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  5.215 Palavras (21 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 16

4 REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

A Administração, a Contabilidade e a Economia deve ser vista como uma ciência social e por este motivo estudada constantemente, sempre acompanhando a evolução humana, industrial e tecnológica.

Têm-se como base para esta ciência o planejamento, a organização, a direção e o controle. Estes princípios estão presentes em todos os setores, sejam nas Organizações ou em nossas vidas pessoais.

Dados estes fatos e me baseando nos questionamentos propostos como tema deste Trabalho, apresentarei os principais conceitos das Funções Administrativas e do Patrimônio e que ainda nos dias de hoje exercem forte influência nos estudos e práticas dentro das principais Organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

A Administração faz parte de nossas vidas. Surgiu como teoria no início do século XX e se tornou fator principal de estudos, tendo como base seus princípios e funcionalidades dentro das Organizações até os dias atuais.

O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. (CHIAVENATO, 2004, p. 1)

3. CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Algumas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Nas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais frequência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Organização - Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objectivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objetivos) é o que a maioria ambiciona. Objetivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relações de cooperação(coordenação), em ações formalmente/fortemente coordenadas e funções diferenciadas, hierarquicamente hierárquica.

Direção - De um certo modo,esta parte dedicada á direção da ação empresarial deverá limitar-se apenas á condução das atividades dos participantes que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais,os empregados em todos os níveis hierárquicos da organização empresarial. Convém lembrar que os empregados,como pessoas, não vivem exclusivamente dentro das empresas. Eles participam também de outras organizações,das quais tamém dependem para viver e nas quais desempenham outros papéis sociais . Então,a empresa não constitui a vida inteira das pessoas,nem possui a amplitude de uma sociedade. As pessoas se encontram apenas parcialmente incluídas na empresa.

Controle - é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em averiguar se as atividades (Projetos atividades) efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas.

Oliveira (2005, p. 427) explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.

Segundo a obra original de Fayol, é no controle que se resulta a Função Administrativa, conhecida pela sigla "POCCC", onde é identificado no primeiro "C(da sigla)", ou seja, parte da resultante desenvolvida a partir do terceiro "C(da sigla)". Onde sempre o administrador, partindo do necessário Planejamento e Organização estabelecidos, tem a possibilidade de então, identificar, analisar, avaliar e controlar a resultante de sua obra planejada.

Em contabilidade, o controle é uma das funções básicas de um sistema contábil. Difere do controle administrativo, que tende a aplicar preceitos subjetivos (controle interno e externo) ou então de conteúdo cibernético, vinculado a comunicação e a automação.

O controle contábil(de uma administração contábil e/ou de uma contabilidade, apareceu dessa forma como uma Ciência derivada). Da mesma forma tem seu Planejamento, segundo entendimento de Fayol. E da mesma forma, deriva das características do método de escrituração conhecido como método das partidas dobradas, para seu controle. Seu princípio é a oposição contra: o controle do custo é dado pela receita, o do capital de terceiros pelo ativo circulante, e assim por diante. Historicamente, existiu a escola do pensamento contábil conhecida como controlismo ou "comando geral/auditoria - fiscalização", que definia a contabilidade como a ciência do controle econômico e estatístico por excelência, na econometria.

3.1. TEÓRICO QUE DESENVOLVEU;

a teoria geral da administração começou com a "ênfase nas tarefas", na administração científica de taylor. a seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a teoria clássica de fayol, e com outras princípios como o fordismo de henry ford e a teoria burocrática de max weber, seguindo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com