TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle e Desenvolvimento Administrativo

Trabalho acadêmico: O Controle e Desenvolvimento Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O Controle e Desenvolvimento Administrativo-------------------------------------- 4

2.2 As Teorias e suas Subsequentes Formas--------------------------------------------5.6

2.3 A Evolução Econômica das Organizações-------------------------------------------6.7

3 CONCLUSAO---------------------------------------------------------------------------------------8

4 REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------9

1 INTRODUÇÃO

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle. A informação gerencial contábil é uma das fontes primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

A importância da matemática nas empresas é gritante. Sem a matemática teríamos sérios problemas. Não teríamos como comparar lucros e percas, compreendendo assim, que a matemática é de extrema importância dentro de uma empresa. A modelagem matemática tem aplicações no ambiente empresarial há muitos anos. Seja para aperfeiçoar a produção, seja para fazer simulações. De uma forma ou outra tem sido um grande auxílio à tomada de decisões nas empresas. Apesar de usada em larga escala, a modelagem matemática passa despercebida pela maioria das pessoas, mesmo dentro das organizações onde é aplicada.

Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo. Na Revolução Industrial, a empresa foi institucionalizada como organização, isto só foi possível através do surgimento da Teoria Geral da Administração (TGA) que corresponde aos conhecimentos mais importantes das várias visões da gestão empresarial.

Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica. Nesta inclui-se a administração cientifica que foi idealizada por Frederick Taylor. Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função.

No clima da época, fortemente influenciado pelo pensamento positivista a que já fizemos referência, Taylor acreditava que o caminho para o sucesso seria a substituição dos métodos empíricos por métodos científicos. Tomando o exemplo para si mesmo, Taylor segue o caminho cartesiano e baconiano, do racionalismo e do empiricismo. Seu método é observar o procedimento dos operários na execução de uma tarefa. Analisá-los em seus detalhes, medindo, contando e calculando, com fita métrica, balança e cronômetro. Seu objeto de estudo é a tarefa, unidade menor de um trabalho. Significa dizer que novamente a base do desenvolvimento dos processos de produção é a divisão do trabalho e a especialização do operário.

Escrevendo sobre a Direção científica das empresas, Taylor diz que a primeira das obrigações de uma direção científica:

"é a coleta deliberada, feita por aqueles que fazem parte da direção, da grande massa de conhecimentos tradicionais que, no passado, estava na cabeça dos operários e que se exteriorizava pela habilidade física que eles tinham conseguido pelos anos de experiência".

E continua:

"(deve-se) registrá-la, classificá-la e, em numerosos casos, reduzi-Ia finalmente a leis e regras, até mesmo expressas por fórmulas matemáticas. Para ele, "isto pode ser considerado como o desenvolvimento de uma ciência que substitui o velho sistema de conhecimentos empíricos".

Este método ficou conhecido como estudo de tempo e movimentos. Para muitos historiadores, como Harold Kootz e Cyril O'Donnell, o estudo de tempo e movimentos é a "pedra angular da administração científica".

Através deste método, Taylor conseguiu revelar o modo de fazer as tarefas, antes sob domínio dos operários qualificados, aperfeiçoá-lo e precisar o tempo necessário para a execução de cada tarefa. Pode igualmente fixar a produção esperada de cada trabalhador e por extensão a produção total.

Tratando da aplicação da administração científica à construção civil, Taylor enumera o que seriam "Os 4 elementos que constituem a essência da administração científica:

- Primeiro - o desenvolvimento (pela direção e não pelo operário) da ciência de assentar tijolos, com normas rígidas para o movimento de cada homem, aperfeiçoamento e padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho.

- Segundo - a seleção cuidadosa e subsequente treinamento dos pedreiros, entre os trabalhadores de primeira ordem, com a eliminação de todos os homens que se recusarem a adotar os novos métodos ou são incapazes de segui-los.

- Terceiro - adaptação dos pedreiros de primeira ordem à ciência de assentar tijolos, pela constante ajuda e vigilância da direção, que pagará, a cada homem, bonificações diárias pelo trabalho de fazer depressa e de acordo com as instruções.

- Quarto - divisão equitativa do trabalho e responsabilidade entre o operário e a direção. No curso do dia, a direção trabalha lado a lado com os operários, a fim de ajudá-Ios, encorajá-Ios e aplainar-Ihes o caminho (..)".

Esta prescrição, experimentalmente dirigida à construção civil, universalizou-se para todos os ramos da produção.Surgem daí os conceitos que ficaram mais conhecidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com