TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO

Por:   •  28/9/2019  •  Artigo  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 24

FTED

FACULDADE DE TECNOLOGIA EQUIPE DARWIN

DEPARTAMENTO DE PÓS – GRADUAÇÃO E PESQUISA

PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE NO ENSINO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

MARIA APARECIDA DA SILVA FERREIRA

O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO

BRASÍLIA/DF

2019

MARIA APARECIDA DA SILVA FERREIRA

O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO

Artigo Científico apresentada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com ênfase no Ensino Especial – Educação Inclusiva  da Faculdade de Tecnologia Darwin, como requisito parcial a obtenção do título de especialista.

Prof.ª Orientadora: Jeromice Moreira da Silva Carvalho.

 

BRASÍLIA/DF

2019

O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO

 

Maria Aparecida Da Silva Ferreira [1]

Jeromice Moreira da Silva Carvalho [2]

RESUMO:

O processo de Inclusão e/ou de ensino aprendizagem destinados aos educandos surdos executado no Brasil foi no decorrer dos anos se estruturando e se transformando para atender a demanda da sociedade atual. Instituições escolares que de acordo com suas metodologias buscaram oferecer à sua clientela, os subsídios necessários para que esses conseguissem recursos para alcançar sua ascensão linguística e cognitiva. Mas apesar dos avanços ocorridos no meio educacional, é necessário grandes reformulações neste setor, e investir mais na capacitação dos educadores, em recursos metodológicos e tecnológicos, e procurar minimizar a dicotomia existente, gerando deste modo instrumentos capazes de gerir igualdade de oportunidades a todos os seres humanos, tanto no campo educacional como no profissional. A escola deve efetivar práticas pedagógicas inovadoras as provoquem mudanças nesse meio e modifiquem incondicionalmente o processo histórico de baixo rendimento escolar dos educandos portadores de necessidades educacionais especiais nas escolas brasileiras. O ensino aprendizagem é um instrumento essencial na constituição de todos os seres humanos, assim, é válido ressaltar a importância da interação deste com o meio em que vive. Assim sendo, educadores, pais e educandos devem sempre estar atentos às transformações socioculturais, questionando sobre qual a função da escola, e como esta deve ser uma alavanca no processo de ascensão sociocultural de seus educandos. A educação e/ou consequentemente o ensino aprendizagem aplicado precisam preparar o educando intelectualmente para exercer plenamente sua cidadania, preparando-o também para viver harmonicamente com seu grupo social.


Palavras-chave: Inclusão; educação; Linguística. 

1 INTRODUÇÃO[pic 1][pic 2]

A sociedade contemporânea brasileira vive um momento cultural no qual não espaço para segregação dos seres humanos ou grupos que apresentam diferenças socioculturais, no âmbito social é crescente o clamor para a geração de uma sociedade inclusiva. Na atualidade, apesar de ser vigente o preconceito contra a diversidade, é progressiva a inserção das pessoas com deficiência nas escolas públicas regulares no Brasil. 

As investigações elucidam que as necessidades educacionais especiais dos educandos, concernentes de suas deficiências, não devem ser um aparato e/ou obstáculo para a admissão e permanência destes na rede regular. Desta forma, o esforço para o alicerçamento de uma educação para todos precisa ser conjunto. Neste contexto, a unidade escolar deve estar guarnecida de recursos didáticos e pedagógicos específicos, bem como, de profissionais capacitados para lidar com a diversidade dos educandos, tendo como pressuposto a constituição de uma educação democrática que possibilite a constituição da autonomia para todos os educandos.

No que se refere à educação dos educandos com deficiência auditiva, nota-se ser urgente à edificação de uma educação inclusiva e de aniquilação ao preconceito direcionado àqueles seres significativamente diferentes nos diversos estados brasileiros, inclusive em Iporá, neste sentido o embasamento de uma educação inclusiva consistente são relevantes para se pensar sobre o incremento e a democratização das escolas públicas brasileiras. Para se compreender como se encontra fundamentado o processo de Inclusão implementado na sociedade brasileira, tanto na antiguidade quanto na atualidade, há que se percorrer e analisar o processo historiográfico, percebendo a formação de sua identidade, suas ideologias, e também seu posicionamento no contexto social e familiar. Uma das maneiras de se vislumbrar o espaço inclusivo na sociedade, é verificando a relação sócio afetiva, cognitivo-linguística que esta institui entender os princípios de sua funcionalidade ao longo da sua história e esclarecer sobre sua realidade sociocultural.

A presente investigação tem como fundamento suscitar o desenvolvimento da Inclusão na perspectiva da educação inclusiva no Brasil, em Goiás e no município de Iporá, abordando ideologias e estudos que propiciem à classe acadêmica, inovadoras maneiras de perceber e organizar os procedimentos educacionais concernentes ao desenvolvimento linguístico do adolescente surdo. Buscar-se-á refletir acerca dos conceitos e praticas linguísticas e pedagógicas inclusivas inseridas nas escolares regulares.  

A educação brasileira nas últimas décadas passou por grandes e estruturais transformações, que tiveram como resultado o incremento significativo do número de pessoas com acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. Contudo, tais transformações não foram suficientes para colocar o país em um patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista da equidade, isto é, da igualdade de oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos, quanto da competitividade e desempenho. Nas unidades escolares brasileiras o processo de ensino aprendizagem e de inclusão vem se expandindo cotidianamente com significativa relevância no que se refere às técnicas pedagógicas aplicadas no espaço escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com