TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Essa Relação Interfere (positiva Ou Negativamente) No Desenvolvimento Do Processo Educacional E No Desempenho Dos Alunos?

Pesquisas Acadêmicas: Como Essa Relação Interfere (positiva Ou Negativamente) No Desenvolvimento Do Processo Educacional E No Desempenho Dos Alunos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  4.349 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como essa relação interfere (positiva ou negativamente) no desenvolvimento do processo educacional e no desempenho dos alunos?

A relação entre escola, aluno e comunidade se interagindo, terá uma importância ímpar no processo educacional, para tanto se faz necessário à busca de estratégias de ação envolvendo essa relação, na qual direção, professores, alunos e pais, assumam compromisso coletivo em prol da aprendizagem. Essa interação entre os envolvidos acontecendo é fato que os resultados serão positivos, uma vez que cada segmento terá certeza de seu papel e sua função nessa perspectiva do desenvolvimento e da aprendizagem. Podemos também dizer que esta nova realidade, onde as relações entre a família e a escola devem proporcionar um ambiente de respeito mútuo, na confiança e na aceitação de suas peculiaridades, a participação da família pode ser benéfica para a escola por diversos motivos, dentre estes: aproximam os dois mundos, favorece a aprendizagem do jovem e as funções ficam melhores definidas. Ficando a equipe escolar com grande tarefa de mobilizar os alunos para o conhecimento, estimular as interações e as participações, promovendo valores como o respeito e a cooperação através do empenho coletivo, o que requer a adesão de todos os envolvidos com a prática pedagógica.

2. Considerando a realidade observada e os textos que você leu, que melhorias ou mudanças você proporia?

Ao avaliar a realidade da escola observada, podemos propor uma interação entre os envolvidos, pois essa interação é base fundamental para o sucesso e avanços no ensino/aprendizagem dos alunos. Tal interação deve acontecer de maneira que cada envolvido assuma seu papel e compromisso. Porém para que essa interação ocorra é preciso assumir algumas atitudes como: Criação e a sustentação de um ambiente propício à participação dos profissionais da educação, os alunos e pais; Promover um clima de confiança entre todos os envolvidos; Valorizar as capacidades e aptidões dos participantes; Estabelecer demanda de trabalho centrado nas ideias e não em pessoas; Desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto; Enfatizar a importância dos resultados alcançados pelos alunos e manter um clima escolar positivo à solução de problemas; Promover a capacitação de professores e pais, mantendo-os motivados; Estabelecer na escola um sentido comum, de cumplicidade, de família, no desenvolvimento dos objetivos educacionais; Criar oportunidade para frequentes trocas de ideias, de inovações e criação conjunta no trabalho; Orientar as ações pedagógicas para que, conjuntamente, promovam a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor somando-se todo este espectro a uma ação para com os pais.

Para que esses fatores tenham sucesso, a escola deve viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação da família para refletir os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica, onde os atores tenham o desejo de sair da perspectiva limitada e ensaiar um novo olhar, de preferência interrogativo, curioso e que conduza de fato a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com