TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Essa Relação Interfere (positiva Ou Negativamente) No Desenvolvimento Do Processo Educacional E No Desempenho Dos Alunos

Artigos Científicos: Como Essa Relação Interfere (positiva Ou Negativamente) No Desenvolvimento Do Processo Educacional E No Desempenho Dos Alunos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 2

1.Como essa relação interfere (positiva ou negativamente) no desenvolvimento do processo educacional e no desempenho dos alunos?

Os aspectos positivos que interferem no processo educacional e no desenvolvimento dos alunos, devem proporcionar condições para os educadores e família observando o problema na prática, apresentando reflexão, visando ajudá-los a superar o problema que interfere no desempenho dos alunos, pois necessita ser resolvido através de princípios da socialização. No entanto a participação das famílias pode contribuir para valorização da escola e da criação de hábitos de estudos diários em casa, contribuindo para um melhor aproveitamento dos alunos. E o melhor meio de se fazer isto, é fazer a família participar do Projeto Político-Pedagógico, para que os pais ou responsáveis se sintam tranqüilos quanto à aprendizagem de seus filhos. Assim a ligação entre família-escola será promissora para toda a comunidade escolar.

2. Considerando a realidade observada e os textos que você leu que melhorias ou mudanças você proporia?

Avaliando a realidade observada, proporia maior interação entre os envolvidos, por acreditar que essa interação é de fato a base para o sucesso e avanços da aprendizagem, interação essa que aconteça e que cada um assuma o seu papel e compromisso. O professor deve-se abrir a novas estratégias que possibilitem a troca de conhecimentos e a interdisciplinaridade. Para a escola ser uma escola de qualidade devemos sempre inovar, procurar vários métodos de ensino e isso requer mudanças.

Porém nesta ânsia por ampliar as condições de melhora no processo ensino-aprendizagem, é preciso que algumas atitudes sejam adotadas, as quais podem ser assim descritas:

- Promover a criação e a sustentação de um ambiente propício à participação dos profissionais da educação, os alunos e pais.

- Promover um clima de confiança entre todos os envolvidos.

- Valorizar as capacidades e aptidões dos participantes.

- Estabelecer demanda de trabalho centrado nas ideias e não em pessoas.

- Desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.

- Enfatizar a importância dos resultados alcançados pelos alunos e manter um clima escolar positivo à solução de problemas.

- Promover a capacitação de professores e pais, mantendo-os motivados.

- Estabelecer na escola um sentido comum, de cumplicidade, de família, no desenvolvimento dos objetivos educacionais.

- Criar oportunidade para frequentes trocas de ideias, de inovações e criação conjunta no trabalho.

- Orientar as ações pedagógicas para que, conjuntamente, promovam a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor somando-se todo este espectro a uma ação para com os pais.

Enfim, os fatores acima destacados só terão seu sucesso se a escola viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação da família para refletir os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com