TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Designer E Suas Atribuições

Seminário: O Designer E Suas Atribuições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Não podemos sinalizar exatamente onde e quando foi instaurada a profissão de designer de moda, fato é que a mesma já aparece em antigas sociedades, porém sem essa terminologia. Podemos ressaltar que no processo de desenvolvimento de um produto sempre se teve uma figura criadora à frente desse movimento, primeiro tivemos costureiros que dominavam alguns conteúdos como; tecidos, modelagem, corte e costura, porém sempre atendendo aos anseios e desejos dos seus clientes.

Após esse momento, os costureiros passaram a ditar regras, estabelecendo tecidos, cores, motivos e formas aos seus clientes. Estes clientes passaram, então, a associar os trabalhos dos costureiros às suas Maisons e a criação de moda passou a ter autoria.

Na segunda metade do século XX, temos o surgimento do prêt-à-porter, a criação de moda passou a ser mais aberta, menos elitizada, estando de acordo com as formas de produção industrial. A padronização configurava um dos princípios básicos da era industrial,

Um fato, no entanto, não mudou: a presença de uma figura central no processo de criação de produtos de moda. De costureiro passou a estilista ou designer de moda, já que os modos de produção, não mais artesanais, refletiam as práticas de um tempo em que a moda pretendia tornar-se democrática.

O modo de produção da moda passou a se alinhar com os processos do design enquanto produtor de objetos reproduzidos industrialmente e num plano de processo produtivo.

O designer de moda, portanto, constitui-se como um profissional que elabora e gerencia projetos em favor da indústria do vestuário, considerando fatores estéticos, ergonômicos e produtivos. A pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, acabamentos, texturas para o desenvolvimento de produtos de moda. A elaboração de portfólios, a representação gráfica de suas criações, elaboração de portfólios e modelos, além da análise da viabilidade técnica do projeto.

Para tanto, é notável que o profissional esteja aparado por uma série de conhecimentos mais técnicos como o domínio de programas para o desenvolvimento de estampas, criações (desenhos), noções de modelagem, corte, costura, uma bagagem cultural e tudo que permeia a história da arte. Além disso, é necessário sensibilidade para perceber as necessidades do mercado e os anseios dos consumidores.

O designer pode atuar em diversas áreas como, ateliês de alta costura: participando de todo o processo de produção de uma peça de roupa e acessório, desde o corte até o acabamento final; pesquisas de público alvo, pesquisas de mercado, pesquisas de tendências mundiais e locais, pesquisa de tecidos e estamparia; desenvolvimento e criação, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de estampas, desenvolvimento de etiquetas, desenvolvimento de embalagens, criação de novas marcas, criação de logotipos; fabricação de roupas, fabricação de acessórios; produção de desfiles, produção de catálogos, produção de banners, produção de "looks" para comerciais, produção de vitrines e lojas

Evidenciamos, portanto, um grande crescimento de mercado, no Brasil, para o profissional de design de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Atualmente, como o profissional não atua somente na produção de roupas, mas também acessórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com