TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito De Pessoas Com Deficiência à Educação

Trabalho Escolar: O Direito De Pessoas Com Deficiência à Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

 Introdução

Uma ideia descreveria perfeitamente a inclusão, é a de respeitar as diferenças. Uma sociedade que não discrimina, consegue ser mais justa e com igualdade entre todos.

Uma escola inclusiva tem a capacidade de entender e reconhecer o outro, é capaz de acolher todas as pessoas sem exceção, respeitando as diferenças.

 Desenvolvimento

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a lei regimentar do sistema educacional do Brasil, onde reafirma o direito à educação escolar pública, determina as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

 Reflexão

A escola não pode de forma alguma excluir uma criança por apresentar algum tipo de deficiência, afinal é na escola que começa a formação de uma sociedade mais justa, humana e que dá oportunidades para todos de um modo geral.

O problema é que muitas escolas descumprem a lei que da garantia de educação à todos, inclusive os com algum tipo de deficiência, alegando falta de condições físicas e humanas.

A escola precisa se adaptar para a inclusão, fazendo valer um direito adquirido.

Também na constituição prevê que a educação é um dever da família, então cabe aos pais que não se calem e aceitem de cabeça baixa que seu filho seja rejeitado em alguma instituição escolar por ser especial, devendo fazer valer os seus direitos, denunciando aos orgãos competentes.

 Conclusão

Todas as pessoas tem os mesmos direitos, e as pessoas com necessidades especiais tem o direito a ser acolhida e a não ser discriminada.

A criança em sua existência é a mesma, precisa do outro para se socializar e se desenvolver. Cabe à escola transformar uma realidade, respeitando as diferenças e realidades. Entendendo que todos são capazes, cada um da sua forma e que todos tem seu lugar no mundo.

 Referências Bibliográficas

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EbnBTR0JvdWM4OVU/edit?pli=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com