TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO ESTUFA: AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por:   •  26/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FUCAP

Douglas Feldkircher

Jaques Martins

Luciano Souza

Marcos Domingos

Kirmair Souza

Tubarão

2015

     
[pic 2]

                                                     FUCAP

Douglas Feldkircher

Jaques Martins

Luciano Souza

Marcos Domingos

Kirmair Souza

Trabalho apresentado a professora Samira na disciplina de termodinâmica como requisito da nota complementar da segunda (2º) prova da quinta (5º) fase.

Tubarão

2015

INDICE

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ENERGIA E MEIO AMBIENTE.        5

3.        OZÔNIO E SMOG        5

4.        CHUVA ÁCIDA.        6

5.        O EFEITO ESTUFA: AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.        6

6.        CONCLUSÃO        8

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o resumo do texto proposto pela professora Samira. Esse resumo vai abordar os temas: Energia e meio ambiente, todos os malefícios que traz o processo de conversão de energia ao meio ambiente. Ozônio e Smog, o que significa e os danos causados ao meio ambiente. Chuva ácida, quando e como ocorre e quais os principais fatores para a ocorrência do fenômeno. Efeito estufa: aquecimento global e mudança climática, como acontece, quais são os danos a natureza e aos seres vivos e qual a contra medida para frear esse dano ao planeta.

  1. ENERGIA E MEIO AMBIENTE.

Geralmente, a conversão de energia de uma forma para outra afeta de varias maneiras o meio ambiente e o ar que respiramos. Portanto precisamos levar em conta o impacto sobre o meio ambiente.

A poluição do ar tem sido a causa de inúmeros problemas de saúde, incluindo asma e câncer. Estima-se que mais de 60 mil pessoas, apenas nos Estados Unidos, morrem a cada ano devido a doenças cardíacas e pulmonares relacionadas à poluição do ar.

Centenas de elementos e compostos, como benzeno e formaldeído são emitidos durante a combustão do carvão, petróleo, gás natural e madeira em usinas de energia elétrica, motores de veículos, fornos e até mesmo lareiras.

Veículos motorizados e os poluentes por eles liberados são;

Hidrocarbonetos (HC)

Óxidos nítricos (NOx)

Monóxido de carbono (CO)

O aumento da poluição ambiental a níveis alarmantes e os seus crescentes perigos tornaram necessário o seu controle por meio de legislação e tratados internacionais. Nos Estados Unidos, o Clean Air Act de 1970 (lei do ar limpo).

Os limites de emissão de HC, NOx e CO dos automóveis tem diminuído em níveis constantes desde 1970. O clean Air Act de 1990 tornou as restrições às emissões ainda mais rígidas, principalmente para ozônio, CO, óxidos nítricos e material particulado (MP).

As crianças são mais suscetíveis aos danos causados pelos poluentes do ar, uma vez que seus órgãos ainda estão se desenvolvendo. Elas também estão mais expostas a poluição, pois são mais ativas e, portanto, sua respiração é mais rápida.

  1. OZÔNIO E SMOG

A poluição do ar é uma das grandes preocupações no mundo inteiro, pois, reconhecidamente é um fator de risco para a saúde.

A palavra smog é uma combinação das palavras em inglês smoke (fumaça) e fog (neblina). O smog possui este nome porque causa na atmosfera diminuição da visibilidade. O desenvolvimento deste processo, no qual um grande número de reações acontece simultaneamente, está geralmente associado à ocorrência de picos de ozônio nas grandes cidades quando a concentração de ozônio ultrapassa em muito os padrões estabelecidos.

O processo de formação do smog abrange centenas de reações diferentes envolvendo um número indeterminado de substâncias químicas. Os reagentes que produzem o tipo mais comum de smog são principalmente as emissões provenientes de automóveis e instalações industriais.

O smog é o exemplo mais conhecido de poluição do ar, que ocorre na maioria das cidades brasileiras. Ele consiste de gases, como o ozônio, e de uma fase aquosa contendo compostos orgânicos e inorgânicos solúveis em água na forma de partículas suspensas.

O smog ocorre em dias quentes e secos, na presença de luz solar. A luz solar, por exemplo, que aumenta as concentrações dos radicais livres participantes do processo químico da neblina de fumaça, é um dos principais ingredientes para este processo, os outros são ozônio, ácido nítrico e compostos orgânicos oxidados em partes.

O smog pode nos apresentar alguns problemas de saúde como:

- Irritação e danos nos olhos, na pele e nos pulmões; 
- Secura nas membranas protetoras do nariz e da garganta; 
- Alterações no sistema imunológico;
- Agravamento das doenças respiratórias como a asma.

  1. CHUVA ÁCIDA.

É a combinação de elementos químicos, inclusive enxofre. a principal fonte desse enxofre SO2, é da queima de carvão nas usinas termoelétricas.

Existem formas de limitar as emissões do SO2, como:

  • Purificador de SO2;
  • Usar carvão com baixo nível de enxofre.
  • Gaseificar o carvão e recuperar o enxofre.

Os veículos com motor a gasolina e diesel, as erupções vulcânicas e as fontes de aguas termais também liberam oxido de enxofre. Esses ácidos que se formam se dissolvem nas gotas d’água em suspensão nas nuvens, e são levadas para o solo em forma de chuva ou neve.

O solo consegue neutralizar certa quantidade, porem quando é alta, acaba com a vida dos peixes em rios e lagos.

Foi a partir de 1970, que foi reconhecido, o que as emissões de enxofre podem causar ao meio ambiente.    

  1. O EFEITO ESTUFA: AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

O efeito estufa acontece em nosso cotidiano que às vezes não o distinguimos pelo fato de desconhecer seu conceito, mas existe um caso em que ocorre com frequência ao nosso redor que são os interiores dos carros, onde o vidro deixa passar os raios ultravioletas do sol numa proporção de 90%, onde no retorno dessas ondas já não o deixa sair do interior do veiculo pelo fato de o vidro ser opaco (não transparente) deixando o seu interior com toda a caloria admitida durante a exposição ao sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com