TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Artigo: O ESPAÇO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 2

Com base em suas reflexões sobre o tempo e o espaço na Educação Infantil, estudadas no capítulo 3 (p. 53 a 64), do livro "O Espaço Pedagógico", leia a reflexão abaixo e realise a questão:

A organização do espaço da sala de aula e da escola expressa e reflete determinados discursos e concepções de educação diferenciadas: ora autoritárias, ora democráticas. Além disso, a arquitetura escolar consiste em uma “forma silenciosa de ensino”, um instrumento configurador do processo educativo e elemento significativo do currículo que interfere no desenvolvimento cognitivo e motor, tornando-se uma fonte de experiência e aprendizagem. (ESCOLANO; VIÑA FRAGO,1998)

É preciso considerar a força da cultura escolar que conforma modos de pensar e de agir nos sujeitos que determinam as práticas educacionais.

Dê um exemplo do que poderia ser feito para superar essa lógica.

RESPOSTA DO ALUNO:

Considerar que os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem, sendo de fundamental importância respeitar o tempo que cada aluno leva para aprender.Todo criança apresenta um ritmo único no processo de evolução. Cada pessoa tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar.Como ponto de partida, a elaboração de um projeto de ensino que estabeleça como objetivo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham a apresentar. Ou seja, alunos lentos ou rápidos, alunos que tendem mais para o lado competitivo ou colaborativo, alunos oriundos de famílias estruturadas, desestruturadas, que apresentem necessidades especiais, entre outros. Considerando a escola um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade, o ideal é que os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém, essas podem ser aplicadas de forma diferenciada, dependendo do ritmo de cada um.É fundamental ao professor o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, sendo extremamente necessário buscar estratégias que venham melhorar o desempenho daqueles que apresentam evolução mais lenta.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »