TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Economista Como Cientista

Casos: O Economista Como Cientista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA

O ECONOMISTA COMO CIENTISTA, O PAPEL DAS HIPÓTESES E DOS MODELOS ECONOMICOS

PORTO VELHO-RO

2013

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA

O ECONOMISTA COMO CIENTISTA, O PAPEL DAS HIPÓTESES E DOS MODELOS ECONOMICOS

Apresentação de trabalho como requisito

parcial de nota na disciplina de Economia e Globalização ministrada pelo professo

Celso Ribeiro da Silva, no 2º período do curso de Tecnólogo em Gestão Comercial.

PORTO VELHO-RO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÂO ______________________________________________________4

O ECONOMISTA ___________________________________________________5

CONOMISTA COMO CIENTISTA _______________________________________5

OS MÉTODOS CIENTIFICO: OBSERVAÇÃO, TEORIA E MAIS OBSERVAÇÃO _6

O PAPEL DAS HIPÓTESES ___________________________________________6

MODELOS ECONOMICOS ____________________________________________7

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA _______________________________7

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA _______________________________8

CONCLUSÃO ______________________________________________________9

REFERENCIAS ____________________________________________________10

INTRODUÇÃO

O economista pode-se parecer muito diferente de um cientista, mas veremos que eles podem ser mais parecidos do que imaginamos, e também iremos nos aprofundar um pouco para conhecermos um pouco mais sobre esse profissional que é muito importante na nossa sociedade e no nosso cotidiano, entender sobre como é sua forma de pesquisa e em quais áreas ele pode atuar. Veremos as suas maiores dificuldades em analisar o mercado e as sua táticas para poder compreender o nosso mundo complexo e então perceber o porquê o economista é tão parecido com o cientista e perceber o porquê o alto status que essa profissão possui, mesmo não tendo informações precisas, e muito pouco como adquirir dados quando necessário tendo que se satisfazer com os dados gerados por uma inflação ou crise, ainda sim, conseguindo compreender e administrar o mundo em que vivemos.

ECONOMISTA

Economista é o profissional que busca compreender, modelar e prever o comportamento dos indivíduos, instituições e os fenômenos econômicos.

Devido à quantidade de informações que o estudante recebe durante o curso superior, gera um alto status para os economistas, pois temos a flexibilidade de trabalhar em varias áreas pois, temos capacidade de entender fluxos financeiros e prevemos tendências mercadológicas e gerir investimentos de maneira precisa

No mercado de trabalho, uma das principais funções do economista é explicar os fenômenos econômicos usando as ferramentas que a ciência econômica oferece, no setor privado encontramos emprego como consultores, principalmente nos setores bancário e de finanças.

ECONOMISTA COMO CIENTISTA

Para quem esta começando, pode até parecer estranho afirma que a economia é uma ciência, nos economistas procuramos aborda o estudo com a objetividade de cientista, estudando a economia da mesma forma que um físico estuda a matéria e um biólogo estuda a vida: eles desenvolvem teorias, colhem dados e então analisam esses dados para afirmar ou refutar suas teorias. Afinal os economistas não trabalham com tubos de ensaio nem telescópio.

OS MÉTODOS CIENTIFICO: OBSERVAÇÃO, TEORIA E MAIS OBSERVAÇÃO

Um economista poderia viver em um país que passa por rápidos aumentos de preços e ser levado por essa observação a desenvolver uma teoria da inflação. A teoria poderia afirmar que a inflação elevada surge quando o governo emite muita moeda. Para conseguir testa essa teoria o economista poderia colher e analisar dados sobre preços e moedas em diferentes países. Se a taxa de crescimento dos preços não estivesse relacionada com a quantidade de moeda, o economista começaria a duvidar da validade de sua teoria da inflação, se o aumento na quantidade de moeda e inflação estivesse fortemente correlacionado nos dados internacionais, como de fato ocorre, o economista passaria a confiar mais em sai teoria.

Os economistas usam a teoria e a observação da mesma maneira que os outros cientistas, eles enfrentas um obstáculo que torna a sua tarefa muito difícil, experiência na economia são difíceis, os físico que estudam a gravidade podem deixar cair quantos objetos quiserem em seus laboratórios para gerar dados para testa suas teorias. Não tendo como manipular a política monetária de um país simplesmente para gerar dados úteis. Os economista, assim como os astrônomos e biólogos que estudam a evolução, em geral tem de se satisfazer com quaisquer dados que o mundo possa dar a eles. Para conseguir dados os economistas presta muita atenção aos experimentos naturais que a historia oferece. Por exemplo, quando uma guerra no Oriente médio interrompe o fluxo de petróleo, os preços dessa mercadoria explodem em todo mundo. Para os consumidores de petróleo e derivados, isso diminui o padrão de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com