TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cientistas Criam células-tronco Humanas Por Meio De Clonagem

Casos: Cientistas Criam células-tronco Humanas Por Meio De Clonagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 3

Cientistas criam células-tronco humanas por meio de clonagem

Introdução

Durante anos os debates sobre clonagem vêm gerando polêmica no mundo todo. A comunidade cientifica e religiosa se dividem ao tratar do assunto, pois alguns consideram tal feito uma falta de respeito com a vida, já que durante o procedimento, embriões são descartados.

A clonagem de células humanas foi proibida em alguns países, com o discurso de que a técnica violava a dignidade humana, porém com o passar dos anos algumas instituições passaram a trabalhar apenas com a replicação de células para fins terapêuticos, muitos deles financiados pela iniciativa privada.

A Pesquisa

Após anos de debates, pesquisas, fracassos e até fraudes, cientistas da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos Estados Unidos, publicaram um artigo na revista “Cell” detalhando o procedimento aplicado para a clonagem de células-tronco humanas que foi realizado com sucesso.

Na publicação, a equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, explica que os pesquisadores transplantaram material genético de células adultas para óvulos que tiveram seus DNAs removidos previamente. Depois disso, seis embriões foram cultivados em laboratório, sendo que dois deles possuíam amostras de peles de uma criança com uma doença genética e nos outros casos, de fetos saudáveis.

Durante as experiências, nenhum dos óvulos foi fertilizado, e com a continuidade das aplicações das técnicas, foi possível observar a replicação das células.

Avanço na Medicina

Muito tem se falado da aplicação das técnicas da clonagem para a substituição de células danificadas, trazendo esperança para a cura de doenças seculares, como é o caso da diabetes, problemas cardíacos, mal de Parkinson, esclerose múltipla, lesões na medula, entre outras.

Entre todas as enfermidades que podem ser curadas, os estudos pioneiros fazem referencia a diabetes.

A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável pela quebra de partículas de glicose de alimentos que consumimos. A diabetes faz com que o pâncreas pare com a produção de insulina, assim inativando a ação de quebra de partículas de glicose, que é a principal fonte de energia para o nosso corpo.

Com esse avanço nas pesquisas sobre as células-tronco, foi possível a cura de um estudante que sofria de diabetes tipo 1, que dependia das injeções de insulina para suprir a ausência de produção pelo pâncreas.

As células-tronco substituíram as células que já não conseguiam produzir os hormônios que realizavam a quebra enzimática e dessa maneira eliminou a necessidade da utilização da insulina.

Conclusão

Pode-se concluir que pesquisas como essa na área de genética podem mudar os rumos da Medicina e saúde mundial, tendo em vista que doenças que antes não demonstravam chances de cura possuem então uma nova alternativa.

As enfermidades consideradas como males do século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com